Estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita e online sobre agricultura regenerativa para cafeicultura oferecido pelo Programa LabAgroMinas, por meio de parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Podem participar produtores rurais e profissionais de assistência técnica da rede pública e privada de Minas Gerais.
O objetivo é fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante e contribuir para a competitividade do agronegócio mineiro.
O curso tem duração de 40h e é dividido em sete módulos. A programação prevê, ainda, dias de campo que serão ministrados em três regiões diferentes de Minas Gerais. Complementarmente ao curso, serão selecionados projetos de transição da cafeicultura tradicional para a regenerativa para que recebam mentoria de especialistas no tema.
As inscrições ficam abertas até o dia 16 de setembro e podem ser feitas
clicando aqui.
“A transição para a agricultura regenerativa passa por uma demanda do mercado, sobretudo, de compradores internacionais, que desejam um café produzido com responsabilidade ambiental e social. A cafeicultura regenerativa agrega valor e aumenta não só a competitividade dos produtores mineiros, mas a resiliência das lavouras às mudanças climáticas. É uma diretriz do Governo de Minas fomentar a agricultura sustentável”, explica o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.