Notícias | Geral

Robert Prevost é eleito novo papa e usará o nome de Leão XIV

Da redação | 08/05/2025 - 14:48:53
(Foto: Reprodução / Vatican News)


O americano Robert Prevost, 69, é o novo papa. O nome dele, escolhido hoje no conclave e foi anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios.
O anúncio formal ocorreu na sacada da Basílica de São Pedro, proferido em latim pelo cardeal Dominique Mamberti. Em suas primeiras palavras como líder da Igreja Católica, o papa Leão XIV dirigiu-se aos fieis com uma mensagem de paz: "A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês".
A eleição de Prevost marca um momento histórico, sendo ele o primeiro papa norte-americano a liderar a Igreja Católica. Sua ascensão ocorre em um período de desafios, incluindo a perda gradual de fiéis e a necessidade de navegar pela alta popularidade de seu antecessor, o papa Francisco, além de definir o futuro da agenda reformista da Igreja.
Nascido em Chicago, Prevost é considerado um nome próximo a Francisco, que o elevou ao cardinalato. Essa proximidade sugere uma possível continuidade na linha de pensamento e nas prioridades da Igreja, com a eleição de um perfil pragmático, conforme apontavam as expectativas pré-conclave.
O tradicional anúncio de "habemus papam" sucedeu a fumaça branca em um intervalo de tempo relativamente curto, seguindo a tendência observada nos conclaves de 2005 e 2013. A rapidez na eleição surpreendeu alguns observadores, considerando o número expressivo de cardeais votantes – 133, em comparação com os 117 do conclave anterior. A eleição ocorreu no segundo dia do conclave, após as emissões de fumaça preta na manhã desta quinta-feira e na rodada inicial de quarta-feira (7).

Quem é o Novo Papa

Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, nasceu em Chicago, Estados Unidos, e aos 69 anos, torna-se uma figura inédita na história da Igreja Católica como o primeiro pontífice de origem norte-americana e também o primeiro vindo de um país com maioria protestante.
Apesar de sua origem, grande parte da trajetória religiosa de Prevost se desenvolveu na América Latina, especialmente no Peru, onde ascendeu a posições de destaque até alcançar os mais altos escalões da Cúria Romana.
No momento de sua eleição, Prevost desempenhava duas funções cruciais no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos, órgão responsável pelas nomeações episcopais, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Conhecido por seu perfil discreto e voz serena, Prevost geralmente evita os holofotes e entrevistas. Contudo, é reconhecido como um reformista, alinhado com a abertura promovida por Francisco. Sua sólida formação em teologia e profundo conhecimento da lei canônica são notórios.
Sua jornada religiosa começou aos 22 anos. Após formar-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago, foi enviado a Roma para especializar-se em direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.
Ordenado sacerdote em 1982, iniciou sua missão no Peru em 1984, atuando em Piura e, posteriormente, em Trujillo por uma década, inclusive durante o regime de Alberto Fujimori, período em que chegou a demandar desculpas públicas por injustiças cometidas.
Em 2014, foi nomeado administrador da Diocese de Chiclayo, sendo ordenado bispo e permanecendo no cargo por nove anos. Sua trajetória enfrentou uma crise significativa em 2023, quando acusações de acobertamento de casos de abuso sexual por dois padres no Peru vieram à tona. Segundo as denúncias, Prevost foi informado dos casos em 2020 e formalmente em 2022, encaminhando-os ao Vaticano. A diocese peruana nega qualquer acobertamento, afirmando que os trâmites legais da Igreja foram seguidos. A investigação pelo Vaticano ainda está em andamento.
Durante sua atuação no Peru, Prevost também ocupou posições de liderança na Conferência Episcopal local e integrou a Congregação do Clero e, posteriormente, a Congregação para os Bispos. Em 2023, foi elevado ao cardinalato, um período relativamente curto antes de sua inesperada eleição como papa.
Durante a recente internação do papa Francisco, foi Prevost quem liderou uma oração pública no Vaticano pela saúde do então pontífice.

O Conclave

O conclave para a eleição do novo papa teve início na quarta-feira (7), reunindo 133 cardeais, incluindo sete representantes brasileiros. A primeira votação, realizada na tarde de quarta-feira, resultou em fumaça preta. O mesmo cenário se repetiu na manhã de quinta-feira, após a segunda e a terceira rodadas de votação. A expectativa era de uma quarta votação pela manhã e, se necessário, uma quinta e última na tarde desta quinta-feira, culminando na eleição de Robert Francis Prevost como o novo papa Leão XIV.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)