Em pleno surto de dengue, a covid ainda está por perto, entenda os sintomas de cada uma
Apesar de ainda registrarmos casos de covid, especialista alerta para atenção redobrada à dengue, em função dos quadros mais graves que estamos vivendo nos dias de hoje.
De acordo com o médico infectologista Dr. Luiz Carlos Coelho, a perspectiva é que o sorotipo do vírus de dengue que está circulando não é o habitual para a nossa região e para o nosso Estado.
A dengue e a covid são viroses que, nos primeiros dois dias de sintomas podem ser muito parecidas, mas há diferenças importantes entre elas. De acordo com o especialista, a principal diferença está na manifestação de sintomas relacionados às infecções de vias aéreas, principalmente superiores.
De acordo com o Dr. Luiz Carlos Coelho, a dengue, em um primeiro momento, muito raramente apresenta obstruções respiratórias, coriza, tosse, dor de garganta, ao contrário da covid.
“A dengue, no início, não inicia um quadro de infecção de vias aéreas superiores, muito menos de vias aéreas inferiores. Agora, um caso de dengue mais complicado, avançado, poderia ter essas complicações respiratórias; Diferente da covid, que já proporciona um quadro que simula muito uma infecção de vias aéreas superior, como se fosse um resfriado”, explicou o médico infectologista.
Sintomas da dengue
- Febre alta, superior a 38°C;
- Manchas pelo corpo;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Dor de cabeça;
- Falta de apetite;
- Náusea;
- Fadiga.
Sintomas iniciais da covid
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Diarreia
- Dor abdominal forte;
- Coriza;
- Febre;
- Perda de olfato e paladar;
- Dor de cabeça;
- Calafrios.
De acordo com o Painel de monitoramento da Dengue, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG, Varginha possui 1.217 casos confirmados de dengue. Já os casos de covid, também de acordo com o monitoramento da SES, são 39 casos confirmados até a última data de atualização em 14/02/24, entretanto de acordo com os dados do município, Varginha possui 201 casos confirmados até o dia 20/02/24.
Nenhuma morte por covid foi registrada ou está em investigação. Já as mortes por dengue, Varginha possui 6 casos de investigação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados da Secretaria Estadual mostram apenas 2 casos em investigação.
O especialista ainda alerta para a importância de realizar a testagem para ambas as doenças e não minimizar quadros febris e de alguma queixa. É esperado um aumento nos casos de covid devido às festividades do carnaval.