Notícias | Saúde

Lei amplia direito de acompanhante para mulheres nos serviços de saúde

Larissa Moura / Varginha Online | 29/11/2023 - 13:04:13
(Foto: Divulgação)


Nesta terça-feira (28), foi publicado no Diário Oficial da União a lei que amplia o direito da mulher de ter acompanhante em atendimentos de saúde públicos e privados. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e sancionado na íntegra pelo presidente Lula. 
A lei determina que todas as mulheres têm direito a um acompanhante maior de idade, sem que haja necessidade de aviso prévio, durante as consultas médicas, exames e procedimentos de saúde. Antes, a legislação previa que as mulheres só poderiam ter um acompanhante no processo de parto. 
Em procedimentos que envolvam sedação e as mulheres não tiverem um acompanhante, a unidade de saúde deverá indicar um profissional, de preferência mulher, para receber apoio. Caso as mulheres não quiserem ser acompanhadas, deverão informar a decisão com com 24 horas de antecedência, por meio de um documento assinado. Já para cirurgias e internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), só será permitido acompanhante que seja profissional de saúde.
A lei estabelece ainda que o direito de acompanhamento da mulher só poderá ser sobreposto nos casos de urgência e emergência, pela defesa da saúde e da vida. Isso só poderá acontecer quando a paciente chegar desacompanhada à unidade de atendimento.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 


Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)