Uma análise do exame internacional Pisa 2018, divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), divulgou que os que o texto mais longo lido por 66,3% dos alunos brasileiros, de 15 e 16 anos, não passa de 10 páginas.
Segundo o estudo, só 9,5% dos estudantes chegaram a ler algum material com mais de 100 páginas em 2018, o que representa um índice muito inferior ao de outros países da América Latina. Além disso, só 6% dos estudantes que leram textos de no máximo uma página atingiram o patamar 3 na média geral do Pisa, sendo o máximo 6, que avalia leitura, matemática e ciências. Já entre os que leram mais de 100 páginas, o índice foi bem mais alto, com 33%.
Os dados também mostraram que além dos baixos índices de leitura, foi identificado uma queda no desempenho dos jovens em disciplinas como matemática e ciências.
Mas o interessante, é que apesar desses números negativos, as respostas ao questionário do Pisa mostram que os jovens do Brasil veem a leitura de forma positiva: tanto na rede pública quanto na privada, mais de 40% dos alunos afirmam que gostam de falar sobre livros.
Um dos motivos dos jovens lerem pouco é as dificuldades cognitivas e déficits de aprendizagem, segundo 44,9% dos no Pisa 2018, que disseram precisar ler muitas vezes o mesmo texto para compreendê-lo.