Na última quinta-feira (23), foi realizada a 10ª Roda de Conversa com a Atenção Primária à Saúde promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha. Participaram da conversa os secretários municipais de saúde, coordenadores da atenção primária e tutores do Projeto Saúde em Rede, dos 50 municípios que compõem a área.
Durante o evento, o primeiro assunto abordado foi o Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), ponto de atenção especializada ambulatorial que busca potencializar e qualificar a atenção à saúde nas linhas de cuidado ofertadas. Foram explicados os serviços ofertados que são custeados 100% pelo Governo do Estado de Minas Gerais e o fluxo para encaminhamento de pacientes para as unidades.
“São estabelecidas cotas para cada município. É um serviço muito importante para a oferta do cuidado em alguns quadros de saúde e precisam ser mais usufruídos pelos territórios”, explicou Luciana Pereira, referência técnica em saúde da mulher na SRS Varginha.
Outro tema abordado foi o Planejamento Regional Integrado (PRI), que visa promover a equidade regional e o planejamento ascendente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de terem sido destacado conjunto de diretrizes, objetivos, metas, ações e serviços do PRI, também foram discutidos os impactos diretos na atenção primária, bem como a forma que os gestores podem contribuir para sua aprimoração.
Na conclusão do encontro, a neuropsicóloga, psicóloga clínica e terapeuta comportamental fundadora do projeto Sistema de Ensino Intertec em Tecnologia e Educação (Seite), Christiane da Silva Santos, propôs a realização de um teste aos participantes onde foi abordado a importância de um olhar mais atento ao paciente.