Desde sábado (12), já podem ser recebidos por usuários cadastrados os alertas de desastres naturais pelo WhatsApp. As mensagens são disparadas pelas equipes de Defesa Civil dos estados e municípios através da iniciativa entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp é a Robbu, empresa especializada em automação de comunicações.
De acordo com a Defesa Civil, o objetivo do envio de mensagens é desenvolver a percepção de risco pela população e, consequentemente, prevenir ocorrências graves. Sendo enviadas orientação como
“Nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo”.
O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que o Brasil é o primeiro país a ter o serviço de alertas por WhatsApp.
Os interessados em receber o alerta devem se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, por este
link. Em seguida, é preciso interagir com um robô de atendimento e informar uma localização. Quem já faz parte da base de dados da Defesa Civil por SMS, cerca de 10 milhões de pessoas, receberá um convite para o cadastro pelo aplicativo.