Nesta quarta-feira (26), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou uma nova norma para que os telefones celulares sejam acessíveis às pessoas com necessidades especiais em ambientes virtuais, que englobam limitações visuais, auditivas, fala, de mobilidade e cognitivas.
A norma nº 17.060, foi elaborada pela Comissão de Estudo de Acessibilidade para a Inclusão Digital da entidade, com a colaboração de mais de 90 especialistas e cobre aplicativos, sistemas operacionais e páginas da web acessadas com dispositivos móveis.
“A gente descreve o que é necessário fazer para estar em conformidade com a norma, acrescentando alguns exemplos de uso. Toda orientação tem seu desempenho funcional aplicado e cada requisito tem uma referência técnica para que todos consigam atingir e implementar o que está sendo exigido”, afirmou o especialista Reinaldo Ferraz.
Até o ano de 2019, 17,3 milhões de brasileiros conviviam com algum tipo de necessidade especial, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que demonstra a importância e urgência dessa nova norma.