Nesta terça-feira (26), é comemorado o dia dos avós, não só aqui no Brasil, mas também em Portugal e Espanha. A data homenageia Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria e avós de Jesus Cristo.
Dizeres populares afirmam que ser avó é ser mãe duas vezes e que avó é a mãe com açúcar. Mas será que é só isso mesmo? Em entrevista ao Varginha Online, Maria das Graças Ribeiro, ou simplesmente Vó Teté, mostra que ser avó vai muito além dessas frases, ser avó é riqueza e gratidão.
Mulher de muita força e valores, Teté criou seus três filhos sozinha, em uma época em que as mulheres tinham pouca ou nenhuma voz ativa na sociedade. Através da costura conseguiu sua independência financeira e se tornou o maior exemplo de determinação e força de vontade, não apenas para seus filhos, mas também para seus sete netos.
Hoje, aos 85 anos, Vó Teté relembra o sentimento de quando seu primeiro neto nasceu. “Eu tinha 42 anos quando meu primeiro neto, chamado Marcelo, nasceu. Ele trouxe muita felicidade para a nossa família. Assim também foi com todos os outros. Meus netos são minha fortuna, minha riqueza, o melhor de mim, não tenho dúvidas”, contou.
Uma de suas netas, a advogada Maria Mariana Ribeiro, de 25 anos, contou como foi a experiência de crescer morando com a avó. “Ter o convívio diário com a minha avó é algo enriquecedor. As pessoas têm a mania de enxergar os netos criados com as avós como mimados, eu não deixo de ser mimada, mas há muito mais que isso. Enxergo como um privilégio. Minha avó sempre foi muito sensata em corrigir meus erros e aconselhar, também foi muito sábia em não me passar somente aquela postura doce, característica das avós, mas também ser educadora e me ensinar a ser forte”.
Maria Mariana também contou que sua avó tem um espírito extremamente jovem, sem preconceitos e independente, “Ela detesta essa história de “na minha época era assim”, pois sempre diz que a época dela é agora. Ela tem opinião sobre qualquer assunto que perguntar”.
Teté ressalta que o segredo para ser tão querida pelos netos é o amor, “As frases que mais digo para os meus netos são “Deus te abençoe” e “eu te amo”, mas o melhor jeito de demonstrar amor é através da minha presença na vida deles e dos diálogos que temos. Eu participo sempre de tudo com eles, meus filhos e noras”.
No auge de seus 85 anos, Teté é uma jovem idosa muito saudável e diz que o segredo para a lucidez são as palavras cruzadas que faz diariamente. Ela também deixa uma mensagem para os avós nesta data tão especial.
“Quero deixar um conselho para serem bons avós, em primeiro lugar colocar Deus acima de tudo. Transmitir aos netos muito amor e respeito. Aceitar as pessoas como elas são. Se adequar aos tempos atuais, assim nós ficamos mais jovens também, viu? Nunca chamar a atenção, mas sim ter um papo amigo.
Desejo um feliz dia dos avós a todos nós! Se alguma avó quiser conversar e trocar ideias comigo, estou à disposição, mas por favor sem ligação telefônica, porque é muito antigo, hoje usamos o whatsapp (risos). Um forte abraço da vó Teté.”