Setor está em momento de expansão, com investimentos sendo realizados por diferentes casas de apostas. Na Série A do Brasileirão, por exemplo, o único time sem um patrocínio do tipo é o Palmeiras
As apostas esportivas estão mais em alta do que nunca e, com isso,
o investimento de casas de apostas no Brasil não para de crescer. Diversas empresas do segmento estão buscando expandir a sua marca através de parcerias com clubes, jogadores, ex-jogadores, campeonatos, programas na internet e propagandas comerciais nas mídias.
Um exemplo disso são os clubes do Campeonato Brasileiro da Série A, a primeira divisão do futebol nacional. Nela, 19 dos 20 participantes têm acordos com casas de apostas, a única exceção é o Palmeiras, que ainda não fechou com nenhuma empresa do segmento para 2022.
Um dos mais novos a aderir a isso foi o Cuiabá, que disputará pela segunda temporada consecutiva a elite do futebol brasileiro, além da Copa Sul-Americana, uma competição internacional de peso para o clube.
Cuiabá acerta com a Luck Sports
O acordo entre Cuiabá e Luck Sports prevê que a casa de apostas estampe o seu símbolo nos calções da equipe. O tempo de contrato e valores não foram revelados, mas a empresa destacou que foi uma negociação feliz, intitulada como uma das melhores parcerias da sua história.
Apesar da Luck Sports ser uma empresa com marca operada da Bettergames Entertainment, regularizada no Governo da Costa Rica, conta com proprietários ligados ao Mato Grosso e isso pesou para a negociação.
“Ágil, fácil e 100% cuiabana, agora a Luck Sports Bet estará presente na parte frontal dos nossos shorts. Seja bem-vinda!”, disse parte da nota do clube, em anúncio oficial. “Vamos juntos levar o nome do nosso estado para o
Brasil inteiro!”, respondeu em
postagem a empresa.
Com a parceria entre Cuiabá e Luck Sports oficializada, a casa de apostas espera atrair os torcedores da equipe para que se tornem clientes, com a possibilidade de promoções envolvendo os jogos do Dourado.
Liberação das apostas online atrai empresas para o futebol
Desde dezembro de 2018, o Brasil liberou que as casas de apostas atuassem no país de forma online. Com isso, as empresas perceberam que o país tinha diversos potenciais clientes, e investiram pesado no
futebol do país, afinal, é a principal modalidade em solo verde e amarelo.
A parceria é vista com bons olhos para os dois lados, já que as empresas buscam espaço publicitário com a divulgação e alcance que as equipes têm, enquanto por sua vez, os clubes precisam de dinheiro, e a remuneração costuma ser bem generosa.
Com isso, os acordos são fechados de forma variada, alguns envolvendo a cota máster, estampando o uniforme no principal espaço, outras apenas com acordos para ações e banners.
Como exemplo dos valores levantados com patrocínios de casas de apostas podemos citar o acordo entre São Paulo e Sportsbet.io. Com duração até 2024 e possibilidade de rescisão sem multa em 2023, o valor fixo que o Tricolor receberá ao todo é de R$ 87 milhões, mas ainda inclui bonificações de acordo com o desempenho.

São Paulo FC anuncia novo patrocinador máster - (Foto: Divulgação)
Outro bom exemplo é do
Flamengo, que fechou com a PixBet por R$ 48 milhões, para estampar a marca da empresa nos ombros do seu uniforme. No acordo, serão quatro parcelas de R$ 12 milhões cada, com duração de dois anos. A mesma empresa também acertou com o Vasco da Gama, hoje na Série B, com um acordo de R$ 9 milhões até o final de 2022.
Portanto, os acordos são bem vantajosos para os dois lados. Os clubes ganham alívio financeiro, com valores para manter boas equipes e quitar contas, enquanto as empresas recebem a exposição desejada e também acabam atraindo novos clientes, principalmente torcedores das equipes com ações de marketing e promoções voltadas aos jogos dos seus patrocinados.