Notícias | Cidades

Guarda Municipal de Varginha inicia Curso de Formação para o uso de Arma de Fogo

Com assessoria | 29/11/2021 - 11:39:30
(Foto: Divulgação Prefeitura)

A Guarda Civil Municipal de Varginha realizou, nesta segunda-feira (29), a aula inaugural do “Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Técnica para o Manuseio de Arma de Fogo”, para seus agentes.

O prefeito Vérdi Melo, que esteve presente na solenidade, falou na importância do papel da Guarda Civil Municipal para a segurança da população. “A Guarda tem sido grande parceira da administração. Durante a pandemia ela esteve ao nosso lado, trabalhando na fiscalização dos protocolos, auxiliando na UPA e no Hospital de Campanha.”
Tivemos recentemente um episódio que poderia ter sido catastrófico se não fosse a atuação da Polícia, e a nossa Guarda esteve presente auxiliando. Mas tudo isso nos mostrou que necessitamos de uma Guarda armada, preparada e capacitada para defender nossa população, disse Vérdi.
Também o vice-prefeito Leonardo Ciacci enalteceu o papel da GCMV. “Temos uma Guarda formada e preparada para atuar na segurança pública. E agora, com essa capacitação, damos um grande passo para que seja armada”.
O objetivo do curso é proporcionar aos Guardas Civis Municipais de Varginha o adequado conhecimento e a utilização de equipamento letal, no estrito cumprimento do dever legal, fundamentado no ordenamento jurídico vigente, viabilizando o processo de segurança pública no município, por meio de qualificação e capacitação, com estrita observância às regras determinadas na Lei Federal nº 10.826/03 – Estatuto do Desarmamento, que foi regulamentada pelo Decreto Federal nº 9.847/2019.
“Senhores agentes da 1ª Turma desse Curso, os Senhores devem ter a noção da importância das suas presenças aqui hoje, pois os Senhores estão fazendo história dentro da vida dessa reconhecida Instituição, estamos participando do momento de marcar definitivamente a passagem da GCMV para a maioridade. Este momento representa o início de um novo rumo para todos nós, que fazemos parte dessa respeitada Instituição”, disse o diretor da Guarda, Marcos Cleber Salles.
O curso será ministrado pelos instrutores Ronaldo Lima Júnior, GCM Jaércio Alves da Trindade, GCM Helder Vitor da Silva, Capitão BM, Ventura, e pelo proprietário da Escola de Tiros Alvorada, Gustavo Miranda de Oliveira.
O efetivo da GCMV foi dividido em 5 turmas, seguindo a matriz curricular da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das Guardas Civis Municipais, estabelecida pela Coordenação Geral de Controle de Serviços e Produtos da Polícia Federal, contemplando aulas teóricas e práticas para o manuseio e utilização de arma de fogo, com duração total de 160 horas/aulas.
A solenidade contou com as presenças da Presidente da Câmara, Vereadora Zilda Silva, do secretário do Governo, Honorinho Ottoni e do secretário de Planejamento, Ronaldo Lima Júnior. Também estiveram presentes representantes das Guardas Civis Municipais de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso, que já estão trabalhando para tornar as respectivas Guardas armadas.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)