Notícias | Cidades
Presos de Lavras fabricam casas de madeira para ajudar ONG que acolhe animais abandonados
Com assessoria | 17/01/2021 - 12:14:18
Foto: Sejusp / Divulgação
(Foto: Sejusp / Divulgação)
Venda das peças será revertida para a compra de ração fornecida aos abrigados na instituição. Estão sendo produzidas casas para cães, gatos e pássaros
 
O amor pelos bichanos mobiliza servidores e detentos do Presídio de Lavras, no Sul de Minas.
 
A unidade está empenhada em ajudar a ONG Associação Animais Nossos Irmãos, com a construção de casinhas de madeira para cães, gatos e pássaros, que ficarão em consignação em petshops e lojas de produtos agropecuários da cidade. O dinheiro arrecadado com a venda das peças será investido na compra de alimentos para os cães acolhidos pela ONG.
 
Segundo representantes da organização, são necessários aproximadamente 75Kg de ração por dia para alimentar os mais de 130 cães atualmente abrigados na instituição. São animais encontrados nas ruas em situação de abandono e risco. Muitos, inclusive, estão doentes, são idosos ou filhotes.
 
Para ajudá-los, quatro presos habilidosos estão comprometidos em transformar madeiras inutilizadas em casas para cães, que podem ser vendidas no comércio local.
 
Profissionalização e solidariedade
 
O diretor do Presídio de Lavras I, Evandro Dias, explica que os diferentes modelos de casinhas que estão sendo produzidas pelos detentos serão entregues às lojas parceiras na medida em que ficarem prontas. A previsão é de que os custodiados, inicialmente, confeccionem cerca de 20 unidades voltadas para cães.
 
O preço médio deste produto em lojas especializadas gira entre R$ 150 e R$ 200. “Este é um dos projetos realizados na marcenaria, que, assim como outros, representa profissionalização e envolvimento em questões de solidariedade, cidadania e autoestima”, destaca o diretor.
 
 
No final do ano passado, também foram fabricados na marcenaria da unidade prisional brinquedos para crianças atendidas em instituições filantrópicas e, ainda, para os filhos dos detentos. Neste ano, as atividades continuam e devem ser ampliadas para a fabricação de móveis, sempre com foco na responsabilidade social.
 
A marcenaria instalada dentro do presídio conta com a mão de obra de quatro detentos, e a madeira utilizada na fabricação dos itens é doada por serrarias e madeireiras da cidade. O maquinário e os materiais usados na oficina - como pregos, cola e tintas - são contribuições da Associação Lavrense para Assuntos de Segurança Pública (Alasp).
 
Dedicação
 
A tesoureira da ONG, Rosangela Malfitano Carvalho, esteve no presídio para conhecer pessoalmente a marcenaria e o trabalho dos detentos. “Está tudo muito bem feito, de excelente qualidade e acabamento. Vamos conseguir vender rapidamente as casinhas para conseguir comprar ração para os animais, pois a alimentação representa o nosso maior gasto”, diz.
 
Há mais de nove anos, a instituição acolhe cães em situação de vulnerabilidade em Lavras. A parceria com o presídio tem quase o tempo de atuação da ONG, que funcionava com o trabalho de presos no sítio onde os animais são atendidos.
 
“A pandemia da covid-19 fez com que o trabalho dos presos fosse suspenso, mas eles ajudavam bastante na limpeza e na alimentação dos animais. Tudo era feito com muito carinho e respeito”, relata Rosangela.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Vacina contra a Covid-19 - 04/03/2021
O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (03), em edição extra do Diário Oficial da União, avisos de dispensa de licitação que sinaliza a intenção de compra de 100 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer e de 38 milhões da vacina d
Loterias - 04/03/2021
Um ganhador de Curitiba foi o único a acertar os seis números da Mega-Sena sorteados nesta quarta-feira (23) e receberá 2.780.964,58.
Operações na região - 04/03/2021
A Polícia Militar apreendeu ao menos cinco adolescentes que estavam com drogas e produtos furtados em cidades da região, nesta terça-feira (02).
Atendimento dos munícipes - 04/03/2021
O vereador Bebeto do Posto solicitou, através de requerimento encaminhado ao executivo, informações sobre as especialidades médicas disponíveis para atendimento dos munícipes em Varginha.
Manutenção na praça - 03/03/2021
O vereador Dandan do Mercadinho apresentou na última reunião da Câmara uma indicação ao Executivo e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos.
Melhoria no parque - 03/03/2021
Através de um requerimento encaminhado à administração municipal, o vereador Cristovão Vilas Boas solicitou algumas informações sobre a revitalização do Parque Centenário, localizado no bairro de mesmo nome.
Criança de 9 anos - 03/03/2021
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou, nesta segunda-feira (2/03), o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).
Da Bahia para Maria da Fé - 03/03/2021
Um caminhão refrigerado carregado com mais de 1,6 tonelada de azeitonas partiu do município baiano de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, com destino ao Sul de Minas Gerais.
Safra de Café 2021 - 03/03/2021
A safra de café em 2021 será menor que a do ano anterior.
Impactando novamente o preço - 03/03/2021
O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (03) que o preço do petróleo no mercado internacional deve subir mais nas próximas semanas, impactando novamente o preço dos combustíveis no Brasil.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)