Notícias | Geral
Receita Federal transforma 33 toneladas de tabaco em adubo em nova parceria com a UFLA
Com assessoria | 17/12/2020 - 13:35:36
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação )

Na sexta-feira, 18 de dezembro, a Receita Federal e a Universidade Federal de Lavras - UFLA realizam a descaracterização de 33 toneladas de tabaco por transformação em adubo, através do processo de compostagem. 

 
O tabaco foi apreendido em operações de fiscalização da Receita Federal e seria utilizado na fabricação clandestina de cigarros. A carga estava no Depósito de Mercadorias em Montes Claros e foi transportada pelas instituições para o Campus da UFLA. 
 
Uma das formas de destruição de mercadorias previstas na legislação é a descaracterização, que nesse caso, ocorre com a mistura do tabaco aos demais componentes necessários à confecção do adubo. Uma comissão de servidores da Receita Federal é especialmente designada para acompanhar o processo e atestar a descaracterização. 
 
 
O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro destacou as vantagens dessa parceria “a UFLA se tornou um grande parceiro da Receita Federal. Iniciamos o projeto com o IFSULDEMINAS e agora estamos avançando com a UFLA. As três instituições estão unidas visando à destinação sustentável deste tabaco e, consequentemente, a economia de recursos públicos.” 
 
Até o momento, a Receita Federal já encaminhou para descaracterização 93 toneladas de tabaco, 60 toneladas foram transformadas em adubo em parceria realizada com o IFSULDEMINAS. Essas 60 toneladas de tabaco foram apreendidas em operações de fiscalização realizadas nas regiões de Poços de Caldas e Uberlândia. A descaracterização aconteceu nos Campi de Muzambinho, Machado e Inconfidentes.  
 
No ano de 2020, foram apreendidos em Minas Gerais R$ 27.757.761,39 de cigarros e similares. Trata-se do principal produto apreendido no estado. A expectativa é que em 2021, a Receita Federal, o IFSULDEMINAS e a UFLA realizem também a destruição de cigarros por descaracterização. Ambas instituições estão desenvolvendo projetos para que seja possível separar embalagens e filtros dos cigarros, e assim utilizar o tabaco neles existente na confecção de adubo.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Direitos políticos recuperados - 08/03/2021
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato.
Economia - 08/03/2021
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (8) que o valor médio do novo auxílio emergencial deve ser de R$ 250 por pessoa.
Boletim do coronavírus - 08/03/2021
Nesta segunda-feira (08), Varginha confirmou 53 novos casos de Covid-19.
Máxima de 29°C na quinta - 08/03/2021
Uma frente fria que avança ao largo da costa do Sudeste, reforça a instabilidade sobre o estado de Espírito Santo e Minas Gerais.
Estado estudava junção - 08/03/2021
Em novembro de 2020, o governador Romeu Zema determinou que fossem feitos estudos a respeito da possibilidade de integração entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Ger
Veja a programação - 08/03/2021
A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com intensa vacinação dos idosos, contra a Covid-19.
Dia Internacional da Mulher - 08/03/2021
Hoje, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
Homenagem ao mês da mulher - 08/03/2021
A Cocatrel (Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas) acaba de lançar dois cafés especiais da linha Montrês: Jade e Íris, totalmente produzidos por mulheres.
468 foram no sul do estado - 08/03/2021
Uma cena se tornou comum nas principais cidades de todas as regiões de Minas Gerais: colisões de veículos em postes da Cemig.
A partir desta terça-feira - 08/03/2021
Nova semana, novo aumento. A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (08) o sexto reajuste nos preços dos combustíveis em 2021, que começará a valer a partir desta terça-feira (09).
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2021 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)