Notícias | Geral

Diocese da Campanha institui acólitos, 16 candidatos ao diaconato permanente; cinco são de Varginha

Iago Almeida | 09/12/2020 - 15:02:26

Na celebração deste segundo domingo do Advento (06), foram instituídos acólitos, os 16 candidatos ao diaconato permanente da Diocese da Campanha. 

A celebração foi presidida por D. Pedro Cunha Cruz e concelebrada pelo padre Alex José Adão, pároco da paróquia Sagrada Família em Três Corações, padre Heitor Aparecido Rafael, scj, pároco da paróquia Divino Espírito Santo de Varginha e cônego Bruno César Dias Graciano, pároco da paroquia Santo Antônio de Campanha.

Durante sua fala, Dom Pedro explicou aos candidatos que "tendo sido escolhidos para acólitos, participarão de modo especial do Mistério da Igreja. Hoje vos é confiada a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos, no desempenho de suas funções, e também a distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, mesmo enfermos, como ministros extraordinários", afirmou.

"Designados de modo especial para este ministério, esforçai-vos para viver mais intensamente o sacrifício do Senhor, conformando-vos mais plenamente a Ele. Procurai entender o sentido profundo e espiritual daquilo que fazeis, oferecendo-vos todos os dias, como oblações espirituais, agradáveis para Deus", completou, instituindo em seguida os candidatos, seguindo os ritos católicos para a celebração. Confira a celebração completa no Facebook da Diocese.

"O ACOLITADO é um ofício que antecede ao Diaconado, quando eles, mesmo como homens casados, poderão servir a Igreja como pertencentes ao Clero. Serão homens que terão um mandado (ordenação) especial do bispo para Pregar, exercer serviços caritativos, auxiliar nas missas, celebrar casamentos, batizados e bençãos", explicou Padre Alex José Adão, em entrevista ao Varginha Online

Confira abaixo os nomes e cidades dos candidatos instituídos acólitos:

Diaconato permanente

O ministério eclesiástico, que é o ministério dos homens dedicados ao serviço de Deus, compreende três diferentes graus do sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, os sacerdotes e os diáconos. Dois destes graus participam ministerialmente do sacerdócio de Cristo: a ordem episcopal, correspondente aos bispos, e a ordem do presbiterado, correspondente aos padres.

A ordem do diaconato, segundo o Catecismo da Igreja Católica (n. 1554), destina-se a ajudar e a servir os bispos e presbíteros. Por isso, o termo "sacerdote" designa os bispos e presbíteros, mas não os diáconos.

Um diácono pode batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático, celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar nem administrar a unção dos enfermos.

"Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. O sacramento da Ordem marca-os com um selo ('caráter') que ninguém pode fazer desaparecer e que os configura com Cristo, que se fez 'diácono', isto é, o servo de todos. Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade." (Catecismo da Igreja Católica, 1570)

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)