Notícias | Geral

''O momento agora é de cuidado com a vida'', afirma Dom Pedro Cunha Cruz, bispo da Diocese da Campanha

Iago Almeida | 08/12/2020 - 12:55:05

Cumprindo o planejamento diocesano de 2020, o Conselho Diocesano de Pastoral se reuniu online com a participação do bispo Dom Pedro Cunha Cruz, do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Jean Poul Hansen e demais coordenadores e assessores diocesanos das pastorais, ministérios, movimentos, associações e organismos da Diocese da Campanha. Em pauta, uma reflexão sobre a ação pastoral e encaminhamentos para o próximo ano.

Pe. Jean Poul conduziu uma reflexão sobre a ação pastoral em 2020/2021 destacando três situações: o cansaço produzido pelo isolamento social, o esgotamento do mundo virtual já que tudo é feito neste ambiente e a tentação de voltar ao dito normal, tal como éramos antes da pandemia. Ele convidou os participantes a olharem para o exílio da Babilônia, um período triste e doloroso na vida do povo de Israel, mas que permitiu que ele revisitasse o passado e pensasse em registrar sua história para as gerações futuras, dando-se assim surgimento das Escrituras. 
 
A partir desta reflexão, ele lançou uma provocação e abriu a palavra para uma partilha das angústias e questões da ação pastoral neste tempo, entre todos os presentes. Dentre o que foi relatado está a saturação das atividades virtuais; o pouco compromisso e o rápido esfriamento das relações virtuais, a necessidade de desenvolver uma espiritualidade do compromisso pessoal e comunitária; o aumento do alcoolismo, do uso de drogas e das diversas formas de violência, bem como da população carcerária, além da dificuldade de atingir a todos, sobretudo por conta da inclusão digital, que nas palavras do Pe. Jean Poul é um problema social, eclesial e pastoral. "A tecnologia existe, mas muitas vezes falta o conhecimento para utilizá-la e o acesso democrático a todos. Por outro lado, as pessoas estão sedentas, desejando que retornem as atividades presenciais, os grupos e visitas, conforme o carisma próprio de cada pastoral, ministério, movimento, associação ou organismo".
 
Em seguida, Dom Pedro iniciou sua reflexão lembrando a imagem do Papa Francisco diante do Crucificado de São Marcelo, na Praça de São Pedro vazia, em março. Naquela tarde chuvosa do início da pandemia, o Papa deu uma palavra de esperança para o mundo todo e fez com que todos olhassem para o Cristo. Assim, também os fiéis devem olhar para o Cristo e terem a certeza de que Deus permite-nos tirar coisas boas de momentos ruins, citando Santo Agostinho.
 
"O momento agora é de cuidado com a vida, se temos um decreto que diz para não fazermos as atividades presenciais, o objetivo é cuidar e preservar a vida. Ficar em casa é importante e não é à toa que a casa é destaque nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, porque a casa é o encontro com a família e consigo mesmo. A experiência de igreja começa com Jesus e os seus discípulos entrando na casa, lugar privilegiado para a mensagem de Deus, aprendamos com isso", afirmou Dom Pedro.
 
“Agora é um tempo de escutar a vida, é um momento dramático, mas também de profundo crescimento pessoal e de esperança. Sairemos melhores dessa pandemia? Não vamos nos acomodar! Criar espaços virtuais de partilha, onde as pessoas que sofrem psicológica e até mesmo fisicamente possam ser ouvidas é uma oportunidade pastoral", completou.
 
Dom Pedro Finalizou a reunião dizendo que é necessário que as pastorais se reinventem, continuem com as atividades remotas durante o primeiro semestre do próximo ano e anunciou que no início de 2021 será emitido novo decreto sobre as que podem retomar as atividades presenciais.
 
Ao final da reunião, Pe. Jean Poul recordou a prioridade diocesana eleita em março para o nosso próximo Plano Diocesano de Pastoral: “Consolidar as nossas comunidades eclesiais missionárias como espaços de comprometimento e participação de todos na vida e na missão da Igreja” e mais uma vez convidou os presentes a se comprometerem com a Igreja Doméstica, concretamente neste momento, com a Celebração do Dia do Senhor em Família e a Novena de Natal, que neste ano não vai convidar as famílias a reunirem-se em grupos, mas a que cada família celebre toda a novena em sua casa, montando o seu presépio, enquanto se prepara para o Natal do Senhor.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)