Notícias | Eleições 2020
Da redação | 23/10/2020 - 02:36:33
Entrevista com Maria da Penha, candidata a prefeita de Varginha
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

 A Coluna Fatos e Versões do Jornal Gazeta de Varginha e o Portal Varginha Online realizaram uma série de entrevistas com todos os candidatos à Prefeitura de Varginha.

As entrevistas conduzidas pelo jornalista Rodrigo Fernandes seguem o modelo já adotado nas eleições anteriores, onde cada entrevistado respondeu 10 perguntas, sem limite de tempo para resposta. Cada candidato teve a oportunidade de realizar perguntas entre si. As demais perguntas foram das redações dos dois jornais e de leitores da Coluna Fatos e Versões e internautas do Portal Varginha Online. 

 
 Escolhida por unanimidade, Maria Da Penha foi anunciada como candidata pelo PSOL, tendo como vice o professor Nelson Pereira. O partido ainda tem nove candidatos a vereador, sendo seis homens e três mulheres, e não realizou coligação com nenhum outro partido.
 
Sobre a candidata
 
Maria da Penha Ferreira tem 62 anos. Casada, Servidora Pública Federal aposentada do Ministério da Fazenda, concursada e aposentada. Membro do SINSEP/MG. Membro fundadora do PSOL Varginha. Trabalhou na agricultura, empregada doméstica, na Fundação Nacional de Saúde, nas Secretarias Municipal e Regional de Saúde. Natural de Central de Minas e vive em Varginha há 40 anos. É Bacharel em Direito e Licenciada em Matemática e especialista em Saúde Pública pela FioCruz. 
 
Resumo do plano de Governo
 
Com foco nas principais demandas na cidade, o plano de governo da candidata é voltado para pontos como desenvolvimento humano, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde ambiental, qualidade de vida, entre outras áreas.
 
As propostas trazem princípios como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A candidata promete valorizar os profissionais da Educação; ampliar as ações de saúde na área rural; reestruturar os Centros de Referência da Assistência Social e incentivar a produção de alimentos orgânicos.
 
Perguntas feitas à candidata
 
01 – Candidata, estamos passando por uma grave pandemia com impactos na saúde, economia e modo de vida das pessoas. Na sua opinião, quais os acertos e falhas deste governo municipal, neste processo? O que a senhora faria diferente se fosse, hoje, a prefeita de Varginha?
 
02 - Candidata, o setor produtivo de Varginha, representado principalmente pelo Comércio, Indústria e Agronegócio tem receio que com o impacto econômico da pandemia o Governo municipal aumente impostos. A Sra. conhece a atual situação econômica do Executivo? Pode garantir que, se eleito, não haverá aumento de impostos/carga tributária? Sim, não, Porque?
 
03 – Candidata, Varginha possui fila de espera para vagas nas creches, precisamos terminar a duplicação da BR 491, terminar a duplicação da Avenida do Contorno, sanear o Hospital Regional, estruturar o aeroporto de cargas e passageiros de Varginha, entre outras obras que dependem dos governos, estadual e federal. Como a senhora sugere efetivamente resolver estes problemas?
 
04 – Candidata, é esperado um aumento no orçamento para os próximos 4 anos com o recebimento dos recursos bloqueados pelo Governo de Minas, aumento de impostos como IPTU e ISS. Qual sua proposta para usar tais recursos em investimentos que garantam desenvolvimento local e não apenas na manutenção da máquina pública?
 
05 – Candidata, um dos grandes problemas das gestões públicas no Brasil é o aumento crescente de gastos do funcionalismo público. Em Varginha a Prefeitura gasta cada dia mais com a manutenção da máquina pública e menos com o cidadão. Qual a sua proposta para reduzir o gasto com funcionalismo e aumentar os investimentos públicos?
 
06 – Candidata, qual a sua proposta de atração de novos investimentos privados em Varginha? O que a Prefeitura de Varginha poderia melhorar/facilitar a vida dos empreendedores locais para gerar mais emprego e renda na cidade, caso o sr. vencer as eleições?
 
07 – Candidata, a senhora não tem experiência política, nem de gestão pública, como pretende superar isso? E como pretende conseguir maioria/apoio na Câmara de vereadores para administrar tendo em vista que seu partido dificilmente conseguiria eleger um número significativo de vereadores?
 
08 – Candidata, Varginha é uma das principais cidades de MG, possui centenas de chefias e cargos estratégicos na gestão, a maioria deles de livre nomeação. O PSOL possui quadros qualificados para ocupar todos estes postos? Onde vai encontrar bons gestores para seu secretariado com a remuneração disponível atualmente, considerada baixa para o mercado?
 
09 – Candidata, os governos estadual e federal possuem “visão política” bem distinta da adotada pelo seu partido, em alguns temas adotam posturas completamente diferentes. Como se daria a relação de um eventual governo do PSOL com o presidente Bolsonaro e com o governador Zema?
 
10 – Candidata, seu partido não fez coligações nestas eleições e muitos dos partidos de direita nem foram procurados. Caso a senhora se eleja prefeita, terá que administrar conjuntamente com um Legislativo plural composto de vários partidos. Como se daria isso na prática?
 
Próximas entrevistas
 
As gravações das entrevistas estão sendo divulgadas por ordem alfabética. Na última quinta-feira (15) foram divulgadas as entrevistas de Anderson Martins (PSDB) e do candidato Demétrio Junqueira (Rede)
 
As demais entrevistas serão divulgadas nas seguintes datas: 
 
- Dia 29/10 - Rogério Bueno (PSB), Vérdi Lúcio Melo (Avante) e Zacarias Piva (PSL).
 
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Auxílio emergencial - 29/11/2020
A Caixa Econômica Federal paga hoje (29) o auxílio emergencial para 3,5 milhões de brasileiros nascidos em maio.
Fim do sonho - 29/11/2020
A penúltima rodada da Série C 2020 decretou o rebaixamento do Boa Esporte para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Boletim coronavírus - 28/11/2020
Varginha registrou 21 novos casos de Covid-19 neste sábado (28). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os infectados são 5 homens e 16 mulheres. Todos em isolamento domiciliar.
Para o próximo biênio - 28/11/2020
Foi protocolada na Câmara Municipal de Varginha, na tarde desta sexta-feira (27), a denominada Chapa 1 para concorrer à eleição da Mesa Diretora da Câmara de Varginha, que será realizada no dia da posse dos vereadores eleitos.
Black Friday - 28/11/2020
A Prefeitura Municipal de Varginha, divulgou na última quinta-feira um decreto autorizando funcionamento do comércio em horário especial para o Black Friday.
Prova de vida - 28/11/2020
A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do ano. A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou, no início da noite,
Esporte - 27/11/2020
A penúltima rodada da fase de classificação da Série C vai fazer a emoção ser ainda maior para definição de rebaixados e classificados.
Saúde - 27/11/2020
Varginha encerrou nesta sexta-feira (27), a Semana Nacional de Doador Voluntário de Sangue.
Geral - 27/11/2020
Os homens de Varginha estão convidados a participarem do encerramento do movimento Novembro Azul neste sábado em Varginha.
Saúde - 27/11/2020
Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou à população e aos comerciantes que todas as medidas sanitárias devem ser tomadas durante as compras e vendas da Black Friday.
Geral - 27/11/2020
Diante das mudanças no comportamento de consumo trazidas pela Covid-19, a expectativa é que o Natal seja mais digital neste ano.
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco