Notícias | Eleições 2024

Varginha já recebeu as 384 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano

Iago Almeida | 25/09/2020 - 10:37:18

A Zona Eleitoral de Varginha, que compõe Carmo da Cachoeira e Elói Mendes, já recebeu as 384 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais esse ano. As urnas foram entregues no dia 14 de setembro e já estão sendo testadas.  

Segundo a Justiça Eleitoral, “trata-se de uma verificação da integridade física de cada uma delas”, informou. 
 
Varginha possui 276 urnas, Carmo da Cachoeira 27 urnas, Elói Mendes 55 urnas e há ainda 26 urnas de contingência. Assim, ao todo, são 384 urnas na 281ª Zona Eleitoral de Varginha 

Mais testes 
 
As urnas já passaram também pelo Teste Público de Segurança, do Tribunal Superior Eleitoral, realizado periodicamente, sempre antes das eleições, antes de seguirem para as cidades sul mineiras. 
 
 "E um momento no qual o Tribunal Superior Eleitoral abre corajosamente os seus sistemas para que a comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos busquem falhas que possam comprometer a segurança do processo. A votação por meio da urna eletrônica já passou por diversas auditorias, mas nunca foi constatada nenhuma fraude que tenha alterado resultados das escolhas legítimas feitas pelos eleitores", destacou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. 
 
Foram três dias de testes, onde um grupo de investigadores formado por peritos da Polícia Federal avaliaram as correções feitas pelo TSE após os testes do ano passado. Em 2019, os peritos conseguiram ultrapassar algumas barreiras e alterar arquivos. Porém, uma vez alterados, a urna eletrônica não mais reconheceu esses arquivos. 
 
"Esse plano de ataque tentou modificar esses arquivos; na medida em que eles foram modificados, a urna eletrônica detectou que não eram mais artigos íntegros e não prosseguiu", afirmou o secretário da Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janine. 
 
O secretário do TSE ressalta que, durante os testes, várias barreiras de segurança da urna são desativadas e informações privilegiadas ficam a disposição dos investigadores, o que torna o ambiente mais favorável para o investigador tentar invadir a urna, o que não ocorreria caso uma tentativa de fraude real fosse efetuada.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)