Notícias | Cidades

Estação das flores começa oficialmente no hemisfério sul, com baixa previsão de chuvas para o Sul de Minas

Iago Almeida | 22/09/2020 - 11:54:18

A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente às 10h31 desta terça-feira (22) e vai até o dia 21 de dezembro, em todo o Hemisfério Sul. Previsão é de chuvas um pouco abaixo da média para o Sul de Minas durante a estação.

 
Em quase todo o Brasil, a primavera é uma estação de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A palavra primavera vem do latim 'primo vere', que pode ser entendida como o “primeiro verão”.
 
Foto: Salomé Cassimiro
 
Equinócio
 
A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio, quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada). Esse evento acontece duas vezes por ano e dá início à primavera e ao outono.
 
Durante um equinócio, nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.
 
É por isso que a duração da luz do dia é teoricamente a mesma em todos os pontos da superfície da Terra. Daí o nome equinócio, palavra derivada do latim, que significa "noites iguais".
 
Primavera com La Niña 
 
Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração. 
 
Chuvas no Sudeste
 
Foto: Salomé Cassimiro
 
Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva.  
 
Em outubro, a chuva privilegia São Paulo, mas em novembro e em dezembro, a chuva será mais frequente e volumosa sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação terá chuvas dentro da média, ou pouco abaixo desta, para o Sul de Minas. Com relação às temperaturas, deve ficar dentro da média, ou pouco acima, em todo o Brasil.
 
Com informações de Portal da Cidade Andradas e Portal UOL
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)