Notícias | Geral
Agência Brasil | 06/07/2020 - 10:05:44
Pesquisa mostra potencial para a expansão do home office
Foto: Álvaro Henrique / Secretaria de Educação Geral
(Foto: Álvaro Henrique / Secretaria de Educação Geral)
Trabalhadores ouvidos reportaram altos níveis de satisfação
 
Pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA) mostra que há um grande potencial de expansão do trabalho em home office no Brasil, pós pandemia da covid-19, em cargos de nível superior, gestores e professores. O estudo ouviu 1.566 profissionais em home office. 
 
Segundo a pesquisa, os trabalhadores ouvidos reportaram altos níveis de satisfação com seu trabalho em casa e uma percepção de que seu desempenho foi impactado positivamente com a modalidade do teletrabalho: 70% disseram que gostariam de continuar trabalhando em home office depois da pandemia; 19%, que não gostariam; e 11%, que são indiferentes.
 
De acordo com um dos coordenadores do estudo, professor da USP André Luiz Fischer, o isolamento, e o consequente trabalho em home office, desencadeados pela pandemia da covid-19, serviram para destravar a migração do trabalho no escritório para a casa. 
 
“Foram quebradas várias barreiras cognitivas que dificultavam essa migração. Além disso, o isolamento provocou um aprendizado forçado e imediato de ferramentas que antes apenas conhecíamos como facilitadoras de conversas e encontros virtuais sociais. Tornaram-se instrumentos de trabalho e deram certo”, destacou.
 
A pesquisa mostra ainda que, dos entrevistados, 94% consideram-se comprometidos com a empresa em que trabalham, indicando que a prática do home office não interferiu nessa avaliação. Para 71%, o trabalho em casa é percebido como uma possibilidade de aumentar a produtividade, precisão e qualidade; e 76% disseram concordar que o trabalho em home office é compatível com a convivência familiar.
 
“As empresas se perguntam por que bancar aluguéis caros, e as pessoas, pelo menos em São Paulo, por que passar mais de 60 minutos, em média, no trajeto até o escritório. Vale deixar claro que essas constatações se aplicam a trabalhadores mais qualificados e de boa renda mensal. Tanto no que se refere ao maior potencial para o trabalho em domicílio, como na maior motivação para aderir a essa proposta", disse Fisher.
 
Segundo a pesquisa, os entrevistados têm, em média, 40 anos de idade, e oito anos na empresa atual, alta qualificação e ocupam posições de chefia. Os salários das pessoas ouvidas giram em torno de R$ 9,4 mil. As entrevistas foram feitas entre os dias 27 de maio e 3 de junho.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Geral - 11/08/2020
Bruninho Samudio, filho do goleiro Bruno com a modelo Eliza Samudio — que foi morta e esquartejada sob as ordens do atual atleta do Rio Branco Futebol Clube
Eleições 2020 - 11/08/2020
O PSDB de Varginha definiu o pré candidato a vice-prefeito na chapa do empreendedor e presidente da Aciv, Anderson Martins.
Festa Comunidade Rainha da Paz - 11/08/2020
Na próxima semana, a Paróquia Cristo Luz dos Povos celebrará o tríduo e festa da padroeira na comunidade Rainha da Paz. Missas serão celebradas entre os dias 19 e 22.
Entretenimento - 11/08/2020
Nesta terça-feira (11) a partir das 20h acontece mais uma edição do programa Resenha Cultural ao vivo pela internet.
Interrupção de energia elétrica - 11/08/2020
Na manhã desta terça-feira (11), a Cemig informou que , o fornecimento de energia será interrompido na próxima quinta-feira (13), em alguns endereços dos bairros Bom Pastor, Boa Vista, Santana, Sion, Industrial Jk, Urupês e Jardim Ribeiro.
Safra de grãos 2020 - 11/08/2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou que a produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve fechar o ano de 2020 em 250,5 milhões de toneladas.
Eleições 2020 - 11/08/2020
A partir do próximo sábado, 15 de agosto, agentes públicos de todo o País vão estar proibidos de praticar diversas condutas devido às eleições municipais, marcadas para o dia 15 de novembro.
Falecimentos - 11/08/2020
Notas de Falecimento de Varginha de 10 e 11 de Agosto.
Boletim coronavírus - 11/08/2020
Varginha registrou 30 novos casos de Coronavírus nesta terça-feira (11), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. É o maior registro diário na cidade desde o início da pandemia.
Vídeo - 11/08/2020
Um homem de 30 anos agrediu um recepcionista de um hotel em Varginha, depois que o rapaz informou que ele teria que medir a temperatura, devido à pandemia.
Vacinação Sarampo - 11/08/2020
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto, em todo o país.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)