Notícias | Geral

CRAS de Varginha inova durante a pandemia e cria a TV CRAS

Da redação | 25/06/2020 - 20:12:33
Diante das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus,  orientadoras do Centro de Referência da Assistência Social  - CRAS de Varginha, encontraram uma maneira criativa para se comunicar com a população. Elas criaram a TV CRAS, trabalho que já conta com três programas semanais. São eles:
 
- o “Jornal” que vai ao ar às sextas-feiras com informações que buscam fortalecer o vínculo da comunidade;
- o “CRAS em Casa”, às quintas-feiras;
- e o “Jardim das Estrelinhas” que abrange o conteúdo do plano de ação de forma lúdica para o público infantil, às quartas-feiras.
 
A iniciativa partiu de três orientadoras sociais, Jéssica Bernardes, Laudicéia Teixeira e Vanessa Elisei que aparecem nos programas, além da auxiliar administrativo, Nadábia Maia que é responsável pela filmagem. A equipe conta com o trabalho voluntário do marido da Laudicéia, o André Siqueira, responsável pela edição dos programas.
 
“De um dia pro outro, por causa da pandemia, a gente se viu sem saber como atingir o público, sentamos, ´batemos a cabeça´, decidimos usar as redes sociais e criar a TV”, conta Jéssica.
 
Ela revela que o medo foi grande, mas a equipe decidiu estudar para saber como fazer essa comunicação através do Facebook. E agora elas fazem tudo, montam os cenários, escolhem as roupas, elaboram o conteúdo e estão felizes com o resultado positivo comprovando pelas mensagens recebidas, inclusive de CRAS até de outros estados.
 
 
“A gente nem vê o tempo passar e o resultado é de uma conexão surpreendente”, diz Jéssica. O trabalho conta ainda com a orientação da Equipe Técnica composta pelos assistentes sociais Evelyne Maria e Rogério Branco e o psicólogo Thiago Bellato.
 
 
Através desse novo modelo de comunicação, muitas pessoas estão entendendo como é o funcionamento do CRAS. “O CRAS, de fato, é a porta de entrada para assistência à população, é um equipamento amplo”, explica a orientadora social.
 
O secretário interino da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, Honorinho Ottoni enfatiza que “o CRAS atende pessoas mais vulneráveis e essa vulnerabilidade não se limita ao financeiro, mas de direito, de prevenção de riscos como um aluno que fica sem escola; portanto, é um rico equipamento que só no caso do Jardim Estrela possui cerca de 3 mil famílias cadastradas e esses novos modelos de comunicação que as equipes estão utilizando vieram pra ficar”.
 
O prefeito Vérdi Melo parabeniza os CRAS. “Esse é um dos modelos de prestação de serviço que temos a honra de mostrar para a população e os CRAS de Varginha estão de parabéns, cada um desenvolvendo atividades diferenciadas nesse momento de isolamento social físico, porque psicologicamente está tendo um grande envolvimento social contando com a ferramenta das redes sociais ou de outras formas; tem CRAs que fazem jardins e inspiram as pessoas a também fazer em casa utilizando como matéria-prima produtos recicláveis, outros incentivam trabalhos manuais como costura/confecção de máscaras, tapetes em crochê; realizam atividades para marcar datas importantes como de combate à violência infantil, aos idosos e à violência doméstica; e assim, todos estão dando um show nessa pandemia ao conseguir manter o atendimento de forma muito elaborada e criativa junto aos seus públicos, sendo inclusive referência para muitos outros profissionais o que nos alegra imensamente”, registra o prefeito.
 
O dia de São João não passou em branco para a equipe do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS do Jardim Estrela que realizou o “Arraiá da TV CRAS” transmitido ao vivo pelo facebook - https://www.facebook.com/crasjardimestrela – (onde ainda pode ser assistido).
 
Em Varginha existem 5 equipamentos:
CRAS I - Sion
CRAS II - Centro
CRAS III - Urupês
CRAS IV - Jardim Estrela
CRAS V - Novo Tempo
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)