Notícias | Covid-19

Varginha recebe a partir deste domingo a 3ª fase da pesquisa do Ibope para mapear Covid-19

Da redação | 19/06/2020 - 08:41:18
Varginha recebe a partir de domingo (21) a terceira etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Moradores de 25 bairros da cidade poderão receber a visita de entrevistadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
 
As visitas devem ocorrer até terça-feira (23). Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. Varginha foi uma das 133 cidades escolhidas pelo estudo financiado pelo Ministério da Saúde. No total, 250 casa serão abordadas aleatoriamente. 
 
De acordo com Thays Ribeiro L. Moraes, responsável pela pesquisa na cidade, nenhum caso Covid-19 foi registrado nas etapas anteriores.
 
A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem ao redor de sete casos reais não notificados. Os números somam 760 mil pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 104.782 casos notificados nessas cidades.
 
“É muito importante que os moradores recebam os pesquisadores e aceitem participar do estudo. Além de ficar sabendo o resultado do exame, cada participante contribui com dados que serão fundamentais para a definição de estratégias de enfrentamento da pandemia com base em evidências científicas”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, que integra a coordenação do estudo.
 
Como será
 
A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.
 
Os moradores serão visitados por pesquisadores, sozinhos ou em duplas, identificados com crachá do Ibope, e a participação na pesquisa é voluntária.
 
Para isso, o morador deverá permitir a entrada dos técnicos em suas residências onde eles aplicarão um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias. Durante a visita, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.
 
Para esta segunda fase, segundo o Ibope, foram reforçados os treinamentos de biossegurança dos entrevistadores que irão a campo agora acompanhados um profissional de enfermagem.
 
Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por um crachá do IBOPE Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os pesquisadores são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.
 
Pesquisa disponibiliza canais para dúvidas sobre visita às casas
 
Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para informações sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br e pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)