Notícias | Educação

Tijolo sustentável criado por alunos de São Gonçalo do Sapucaí leva 1º lugar na categoria Estratégia e Inovação do FLL

Agência do Rádio Mais | 19/02/2020 - 13:23:19
Inovação da equipe de robótica do SESI da cidade quer reduzir impactos ambientais causados pelo setor da construção civil e tornar moradia mais “acessível”. O projeto também ficou em 4º lugar na premiação geral do torneio
 
Sete alunos da unidade do SESI de São Gonçalo do Sapucaí subiram no pódio, no último fim de semana – dias 15 e 16 de fevereiro –, com a conquista do 1º lugar na categoria Estratégia e Inovação da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, que aconteceu em Contagem (MG). Com isso, os jovens credenciaram passaporte para a etapa nacional da competição, que será em março, na Bienal, em São Paulo.
 
A equipe “Lego Bros” apresentou o projeto de um pré-moldado de terra comprimida, semelhante a um tijolo, para ser utilizado na construção de casas populares.
 
Uma das inovações do projeto é a forma do encaixe, que já virá embutido no bloco e que é feito de bambu.
 
Segundo os integrantes da equipe, um dos diferenciais foi projetar a invenção para que fosse 100% sustentável. Hoje, a construção civil é um dos setores que causam impactos ambientais, por conta do consumo de energia e água em excesso para produção dos insumos nos canteiros de obra até mudanças na vegetação e no solo.
 
Para a estudante e integrante da equipe Heloísa Esganzeli Filipini, 15 anos, projeto levará “democracia e sustentabilidade” para um setor importante da sociedade, a construção civil. “O nosso projeto não é a venda do bloco, é a democratização da técnica. A gente uniu e resgatou várias técnicas de construção, padronizou as medidas e desenvolveu essa forma”, explica a jovem.
 
Direito à moradia
 
Segundo diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), a moradia adequada deve estar no centro das políticas urbanas. A preocupação da equipe Lego Bros partiu disso e a técnica da equipe, Rafaella Paiva Azzi, afirma que o trabalho de pesquisa foi “intenso”. Especialistas no setor da construção civil ajudaram os estudantes a pensar no projeto.
 
Segundo Rafaella, a ideia é disponibilizar o projeto para as cidades, prefeituras e comunidades para que o cidadão, principalmente aquele de baixa renda, possa ter
 
acesso ao projeto. “Acreditamos que a proposta é muito viável, traz um impacto grandioso tanto para a comunidade quanto para o cidadão, uma vez que o acesso à moradia é direito de todos. E a democratização que eles querem fazer, além de todos terem acesso, é disponibilizar a receita para fazer esse tijolo para que várias pessoas possam utilizar, com material da própria natureza, fazendo, então, uma economia circular.” 
 
A competição
 
A etapa nacional do Torneio FLL será entre 6 e 8 de março, na Bienal (SP). A competição promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais.
 
A cada ano o torneio trabalha um tema e, para este ano, foi batizado de City Shaper, onde os estudantes são incentivados a pensarem em soluções inovadoras que tornem as cidades cada vez mais inteligentes. No Brasil, desde 2013, o SESI é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)