Notícias | Saúde

Varginha intensifica vacinação contra Sarampo, caxumba e rubéola; Vacinação acontece neste sábado

Com assessoria | 30/08/2019 - 16:24:29
Atualizado em 30/08/2019 - 16h23
 
Devido ao surto de Sarampo em São Paulo e a ocorrência da doença em outros estados, a Secretaria Municipal de Saúde de Varginha – SEMUS - vai intensificar a vacinação no município.
 
A imunização com a Vacina Triviral (Sarampo – Caxumba – Rubéola),  acontece neste sábado (31) das 9h às 18h para todas as pessoas:
 
- com idade até 49 anos que não foram vacinadas (acima dessa idade, o Ministério da Saúde subentende que as pessoas possam ter tido a doença; quem já teve sarampo não vai ter mais; caso haja surto, a pessoa mesmo acima de 50 anos deverá ser imunizado novamente se for contato de caso positivo para sarampo);
 
- crianças de 6 a 11 meses de idade (neste caso ocorre a intensificação – que é diferente de rotina - , pois com 1 ano o bebê faz a primeira dose e com 1 ano e 3 meses receberá a segunda dose; assim, a pessoa de 1 ano e três meses a 29 anos tem que ter duas doses da vacina triviral ; de 30 a 49 anos tem que ter 1 dose da vacina triviral);
 
- e jovens de 15 a 29 anos.
 
“Portanto, não é uma campanha de vacinação e sim uma intensificação. Vale reforçar que crianças menores de 1 ano estão no público-alvo por serem susceptíveis a casos graves e óbitos”, ressalta a enfermeira do Setor de Epidemiologia da SEMUS, Roseane Souza e Silva. 
 
A servidora estadual Thayane Viana de Carvalho Lenzi expressa responsabilidade e confirma que vai levar a filha Noemy, que vai completar 8 meses “porque é uma doença que pode ser grave em bebês; me preocupo com o surto em São Paulo e casos em outras regiões, já e que uma pessoa infectada pode transmiti-la por vários dias, mesmo antes dos sintomas aparentes. Então, por mais que seja uma dose extra, já que ela vai ter que tomar novamente com 12 e 15 meses, é importante prevenir e protegê-la”.
 
Quem quiser antecipar e não esperar para vacinar no final do mês, pode ir até a Unidade de Saúde onde também serão esclarecidas todas as dúvidas como por exemplo, que grávidas não podem  receber a dose e pessoas imunossuprimidos (que não podem tomar qualquer tipo de vacina). 
 
A ação do dia 31 vai envolver cinco equipes com total de 40 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.
 
Veja os locais de vacinação:
 
- Policlínica Central -  Rua Santa Catarina, s/n - Centro
- UAPS Dr. João Eugênio do Prado - Pça. Santo Agostinho s/n - Sion
- UAPS Dr. Paulo Frota / USF Girassol - Praça dos Girassóis, 435 - Pinheiros
- UAPS Dr. Vivaldo Garcia - Av. Dr. João Batista Reis s/n - Barcelona
- UAPS Dra Edna Baroni Alvarenga (Caic I)- Av. Manoel Vida s/nº - Imaculada
 
Observação: É necessário apresentar a Caderneta de Vacinação da criança e do adulto. 
 
Sobre a Doença
 
O Sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 
 
Quais são os sintomas do sarampo: 
 
- Os principais sintomas são a febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.  Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. 
 
Quais as complicações do sarampo?
 
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça.  Algumas das complicações podem ocorrer em determinadas fases da vida:
 
Complicações nas Crianças:
- Pneumonia - Cerca de 1 em cada 20 crianças com sarampo pode desenvolver pneumonia, causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas;
- Otite média aguda (infecções de ouvido) - Ocorre em cerca de 1 em 10 crianças com sarampo e pode resultar em perda auditiva permanente;
- Encefalite aguda - 1 em cada 1.000 crianças pode desenvolver essa complicação e 10% destas podem morrer;
- Morte – de 1 a 3 a cada 1.000 crianças doentes podem morrer em decorrência de complicações da doença.
Complicações nos Adultos:
- Pneumonia.
 
Complicações nas Gestantes:
- Mulher em idade fértil (10 a 49 anos) não vacinada antes da gravidez, se tiver a doença neste período, pode apresentar parto prematuro e o bebê pode nascer com baixo peso;
- É importante se vacinar antes da gestação, pois a vacina é contraindicada durante a gestação.
 
Como é o tratamento do sarampo?
 
Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente suspeita de sarampo. 
 
Como prevenir o sarampo: A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência de sarampo na população. Por isso, a principal medida de controle da doença é a vacinação dos suscetíveis, que ocorre por meio da vacinação de rotina na rede básica de saúde, do bloqueio vacinal, da intensificação vacinal e das campanhas de vacinação.
 
A coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça que a vacina é segura e eficaz na prevenção da doença. “Dessa forma, a principal ação da SES-MG para impedir o avanço da doença é manter a população protegida por meio da vacinação, mobilizando esforços para garantia de altas coberturas vacinais”, explica. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)