Notícias | Geral

Professor Hélio Lemes Costa Júnior recebe título de cidadão varginhense na próxima quinta-feira

Da redação | 09/06/2019 - 15:10:31

O Professor Hélio Lemes Costa Júnior recebe na próxima quinta-feira (13), às 19h, no  Plenário da Câmara de Varginha, o Título de Cidadania Honorária Varginhense. São 28 anos de carreira, ensinando jovens de Varginha e região, além de levar o nome da cidade para o Brasil e para o mundo. 

A justa homenagem é uma iniciativa Vereador Leonardo Ciacci.

Nascido em Campanha, mas filho de famílias de Cambuquira, o Prof. Hélio Lemes Costa Jr, mudou-se para Varginha no início da década de 1990 para lecionar Informática no Colégio Batista, onde atuou por quase 10 anos.

Desde o início de sua carreira profissional atua na divulgação científica e no incentivo à inovação junto a seus alunos e milhares de ex-alunos, bem como em palestras que fez e continua fazendo por todo o Brasil e fora dele, em eventos na Inglaterra, Espanha, Alemanha, Canadá, Uruguai, Argélia e China, dentre outros.

Em todas as oportunidades em que divulga a Ciência, também divulga o nome de Varginha, cidade que o acolheu por mais de metade de sua vida, onde fez bons e grandes amigos e, principalmente, onde conheceu sua esposa, varginhense, Jane Naves Costa, empresária local, proprietária do Degraus Restaurante, com quem convive desde o primeiro mês em que se mudou de Cambuquira.

Profissionalmente, atua como professor no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, no campus de Varginha, instituição na qual também atua como Conselheiro da Agência de Inovação i9. É fundador e líder do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais inteligentes. Através da Agência, atua na busca pelo desenvolvimento local e criação da cultura empreendedora dentre os jovens estudantes e, por isso, é sempre convidado a participar de grupos e movimentos de líderes que discutem o desenvolvimento econômico do município para os próximos anos.

Graduou-se em Administração e em Informática, é membro de CRA-MG e da Internet Society. Fez pós-graduação em Análise de Sistemas e em Gerência de Informática. Teve intensa atuação como Delegado da Sociedade Brasileira de Computação, na organização de eventos nacionais e internacionais, nos dez anos em que foi coordenador dos Bacharelados em Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, cursos fundados por ele, na Faculdade Cenecista de Varginha - Faceca.

Participou da criação do Sistema Aberto de Educação - SABE – no Centro Universitário Unis-MG, instituição onde trabalhou por 13 anos, ministrando aulas nos mais variados cursos de graduação e pós-graduação. Atua em projetos, coordenação e ensino em cursos na modalidade à distância desde 1998, atualmente, no âmbito da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Começou sua carreira científica ao ingressar no mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, momento em que começou a investigar e escrever sobre as relações entre Educação e Tecnologias, e que resultaram em dois livros de sua autoria: “CiberEscola: Educação em Banda Larga” e “Tempos Digitais: Ensinando e Aprendendo com Tecnologia”.

No nível de doutorado, realizou seus estudos no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, onde foi membro do GeTec - Grupo de Pesquisa em Gestão de Tecnologia, local em que realizou pesquisas sobre polos e parques tecnológicos, clusters e arranjos produtivos locais. Seu trabalho de pesquisa no GeTec resultou em dois outros dois livros: “Gestão da Inovação: Um estudo de casos no Canadá” e “O Vale da Eletrônica: Uma análise das redes de relacionamento entre empresas e instituições”.

Há seis anos é também professor e pesquisador catedrático da ENAP - Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, onde realiza pesquisas sobre inovação tecnológica na gestão pública, através do projeto Mobiliza 360. Seu trabalho como professor da ENAP visa o aperfeiçoamento de servidores públicos em todo o Brasil, gerando melhores serviços aos cidadãos.

Foi consultor do INEP/MEC para avaliação de cursos superiores, redator de questões para o ENEM, Observador do INEP para aplicação de avaliações nacionais e, recentemente, foi contratado pelo Ministério da Educação para escrever seu quinto livro, “Informática para Administradores”, que faz parte da bibliografia básica do curso de graduação em Administração Pública, oferecido pela UAB.

Atua como revisor técnico e parecerista de editoras científicas como a EDUFRO – Editora da Universidade Federal de Rondônia e a Editora Pandion; de revistas de referência e alcance nacional como a Revista do Serviço Público – o principal periódico na área de Serviço  Público no Brasil, dentre outras.

Em sua dinâmica atuação como palestrante na área de inovação e tecnologia, o Prof. Hélio Lemes leva o nome de Varginha e do campus da Unifal-MG aonde quer que se apresente: como no TedX Inatel, em 2014 em quatro edições da Campus Party, falando para públicos de milhares de pessoas.

Em 2018 participou do Famelab, concurso internacional de comunicação científica, no qual ficou entre os 28 semifinalistas dentre tantos cientistas brasileiros. Também foi selecionado como um dos 100 professores de Minas Gerais, para liderar o programa Startup Universitário na Unifal, em Varginha e convidado a falar sobre o Laboratório de Cidades mais Inteligentes, em Oxford na Inglaterra.

Incluiu Varginha no circuito das cidades que recebem o evento Pint of Science, que leva a pesquisa científica de dentro dos laboratórios das universidades até a Sociedade, descomplicando as pesquisas e incentivando a juventude a se envolver com Ciência.

Em 2019 completou 28 anos de carreira como professor e, simultaneamente, 28 anos de residência em Varginha, onde construiu sua carreira, sua família e seu forte círculo de amizades. A cada esquina da cidade encontra ex-alunos que contam seus êxitos e lembranças de suas inspiradoras aulas. Com toda certeza contribuiu e contribui para a formação de uma sociedade local mais próspera e ética, através de seu próprio exemplo e da disseminação ampla do conhecimento dentre seus alunos e orientandos.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)