Notícias | Meio Ambiente

Inatel realiza coleta de lixo eletrônico nesta sexta-feira em Varginha

Da redação | 22/04/2019 - 17:08:24
Nesta sexta-feira (26) das 09h às 15h, na Praça do ET, no Centro de Varginha, acontece mais uma ação do projeto do Inatel, “Lixo Eletrônico – Não descarte essa ideia”. A iniciativa vem à cidade recolher e dar destinação correta aos lixos eletrônicos.
 
Esse projeto já vem sendo realizado pelo Inatel há mais de 10 anos, e ao longo desse tempo foram arrecadadas quase 200 toneladas de equipamentos. Nos últimos anos, além de sua forte atuação em Santa Rita do Sapucaí, o programa se estendeu para cidades da região.
 
O que é lixo eletrônico?
 
O lixo eletrônico é focado no descarte de eletrônicos sem utilidade. Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou torna-se muito antiquado.
 
O que o projeto recebe?
 
Podem ser destinados para a campanha equipamentos como celulares, telefones fixos, baterias, pilhas/baterias, computadores, copiadoras, carregadores, mouses, televisores/monitores, receptores de tv, câmeras fotográficas, impressoras, aparelhos de DVD/VHS, e demais eletrônicos.
 
O que a campanha não recolhe?
 
A campanha não recolhe televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados, além de lâmpadas fluorescentes e toners.
 
O que acontece com o material recolhido?
Os equipamentos recolhidos são selecionados. Os que estão em bom estado podem ser doados para escolas e entidades assistenciais ou terem as peças reaproveitadas em feiras e eventos de eletrônicos. Os que estão em mau estado são descartados junto a empresas especializadas no descarte correto.
 
Em números
 
De acordo com o relatório internacional Global E-waste Monitor 2017, elaborado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em parceria com União Internacional das Telecomunicações (UIT) e a ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos), a geração de lixo eletrônico no mundo atingiu 44,7 milhões de toneladas em 2016, um aumento de 8% em relação ao ano anterior e poderá superar a marca de 50 milhões de toneladas por ano até 2021. Boa parte desse volume não é reciclado e tem destinação inadequada, indo parar em lixões a céu aberto, contaminando o meio ambiente e consequentemente afetando a qualidade de vida da população.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)