Empresários também avaliaram negativamente o atendimento no comércio
A Associação Comercial de Varginha realizou no início de março uma pesquisa sobre o Atendimento das Empresas da cidade, foram ouvidos empresários e clientes. O objetivo da pesquisa foi entender o cenário que o comércio vem passando e quais aspectos podem ser melhorados.
Visão do Cliente
Quando perguntado ao cliente, qual nota ele daria para o atendimento do comércio, em uma escala de 0 a 10, o resultado não foi muito positivo, recebendo avaliação de 4,5 pontos. Ainda sobre atendimento na loja, 69,6% dos entrevistados preferem olhar os produtos à vontade e 30,4% preferem ser abordados pelo vendedor.
Sobre a responsabilidade na qualidade do atendimento, 67,7% acreditam que tanto a empresa, quanto o vendedor são responsáveis por um bom atendimento. A pesquisa revelou ainda, através de palavras chaves, o que o cliente espera de um bom vendedor, e as palavras que mais se destacaram foram: educação, simpatia, atenção, conhecimento e boa vontade. Seguindo os mesmos princípios, foi perguntado quais as principais falhas no atendimento e as palavras de destaque foram: mau humor, desinteresse, despreparo, má vontade e preguiça.
Em uma última pergunta foi questionado aos clientes, o que eles achavam que deveria ser feito para melhorar o atendimento e a maioria disse que um bom treinamento ajudaria neste quesito.
Visão do Empresário
As mesmas perguntas feitas aos clientes, foram feitas aos empresários. Sobre a nota que eles dariam ao atendimento do comércio, em uma escala de 0 a 10, eles deram nota 5,6. Sobre abordar o cliente ou deixa-lo à vontade, 90,9% dos empresários pedem para o vendedor abordar o cliente e 9,1% pedem para o vendedor deixar o cliente à vontade na loja.
Sobre a responsabilidade na qualidade do atendimento, 78,8% dos empresários que responderam à pesquisa, acreditam que a responsabilidade de um bom atendimento é de ambos (empresa e vendedor).
Seguindo o padrão de palavras chave, perguntamos aos empresários o que eles esperam de um bom vendedor e as palavras de destaque foram: conhecimento, educação, atenção, cordialidade e simpatia. E sobre as falhas no atendimento as palavras de destaque foram: desinteresse, antipatia, passividade, falta de motivação e educação.
Na última pergunta, sobre o que as empresas devem fazer para ter um melhor atendimento, grande parte dos empresários acreditam que é necessário dar mais treinamento para sua equipe e contratar melhor.