Notícias | Geral

O ser humano e sua relação com os extra-terrestres

Da redação | 16/01/2019 - 09:17:38
"Espaço, a fronteira final". "Há muito tempo atrás, em uma galáxia distante". Quem não reconhece essas duas frases? Star Trek e Star Wars são duas das mais famosas séries de ficção científica da história do cinema. Seus filmes atraem uma legião de fãs, séries na televisão são reprisadas à exaustão, sempre com boa audiência. Há ainda Perdidos no Espaço, Galáctica, O Dia em que a Terra Parou, 2001 uma Odisséia no Espaço e os aterrorizantes Alien. A lista é interminável.
 
Mas o que está por trás desse fenômeno? O que faz o ser humano criar histórias que relatam a existência de seres em outros planetas, outras espécies, outras formas de vida?
 
Ciência e superstição
 
O ser humano sempre se admirou com o céu e suas estrelas. Desde a pré-história olhamos para cima com a fé de que elas influenciavam nossa vida de alguma maneira. Por mais de 2000 anos, o principal deus egípcio era o Sol e chamava-se Rá.
Essa obsessão pelo desconhecido impulsionou o estudo da astronomia e o desenvolvimento de fórmulas matemáticas que permitiam aos sacerdotes prever os eclipses solares, por exemplo. Eles usavam esse conhecimento para mexer com as superstições das pessoas, creditando o fenômeno à ira dos deuses. Até hoje, templos e imagens dedicados a deuses nos mais diversos países são vistos como uma forma de ajudar a nossa sorte, como mostra o infográfico do Betway.
 
Na Grécia antiga, matemáticos realizavam cálculos sofisticados e, através da observação do comportamento do Sol, concluíram que a Terra era redonda e calcularam seu diâmetro e circunferência. Essa recente reportagem da BBC lembra que, apesar de a maioria das pessoas dar o crédito a Aristóteles (que foi quem primeiro concluiu que a Terra é redonda), foi o matemático Erastótenes que conseguiu medir a circunferência da Terra.
 
Mas foi no século XX que os avanços tecnológicos aceleraram de uma maneira nunca antes registrada. O primeiro voo totalmente autônomo de que se tem notícia foi do brasileiro Santos Dumont, em 1906, e foram necessários apenas 63 anos para pisarmos na Lua. Se avaliarmos, veremos que é muito pouco tempo. Também foi nesse período que começamos a registrar estranhos fenômenos. Luzes percorrendo os céus em alta velocidade, pessoas que desapareciam e reapareciam misteriosamente. Logo surgiu um nome para eles: em inglês UFO (Unidentified Flying Object), em português OVNI (Objeto Voador Não Identificado), e uma "ciência" associada – a ufologia.
 
 
Uma legião de pessoas no mundo todo passou a acompanhar essas aparições. Os ufólogos, como eles se autodenominam, utilizam toda a tecnologia disponível para tentar colher provas de que temos sido visitados por seres extra-terrestres. Segundo eles, o planeta sempre foi visitado e haveria diversas provas disso.
 
Uma delas seriam as pirâmides construídas na antiguidade, em diversas partes do planeta: México, Peru, Egito, Índia, Indonésia, sempre associadas a deuses. Sua localização obedece uma lógica, pois estão todas próximas à linha do Equador. Para quem não sabe, por conta da gravidade terrestre e da rotação, a melhor forma de entrar ou sair do planeta é por esta zona.
 
Mas existem evidências dessas visitas?
 
Um dos eventos de OVNI mais famosos do mundo é o Caso Roswell. No dia 8 de julho de 1947, em Roswell, Novo México, foi relatado o que seria a queda de um OVNI nos Estados Unidos. Na ocasião, a Força Aérea norte-americana desmentiu o fato, informando que teria sido, na verdade, a queda de um balão meteorológico, mas não adiantou.
 
Durante anos ufólogos criaram todo tipo de teorias provando que o governo estava encobrindo o fato para se apropriar de tecnologia alienígena. Para piorar, em 1955 surge a ultra-secreta Área 51, uma base da Força Aérea e da CIA em Nevada para testes de armas e aeronaves. Em 1964 os EUA apresentam ao mundo o SR 71 Blackbird, um avião espião capaz de voar a mais de 24 mil metros de altura e a uma velocidade superior a três vezes a velocidade do som.
 
Na década de 1990, a Força Aérea divulgou uma série de documentos secretos, dando conta que na verdade o balão que teria caído pertencia a um projeto secreto do governo americano de monitoramento da atividade nuclear soviética.
 
Os extra-terrestres no Brasil
 
 
O Brasil também estaria sendo visitado por extra-terrestres. Há diversos relatos de avistamentos, muitos por pilotos de aviões civis. Mas o caso mais notório é o do ET de Varginha. Em janeiro de 1996, um OVNI teria sido avistado por fazendeiros sobrevoando o pasto em Varginha. Na manhã seguinte, atendendo a chamados, bombeiros teriam capturado com uma rede uma criatura de cabeça grande e pele viscosa. No dia seguinte, um outro ET teria sido visto por três meninas, agachado próximo a um muro na mesma cidade.
 
Todos os ETs teriam sido transportados para um hospital militar, onde morreram durante os exames realizados. Como o caso envolveu militares, foi instaurado um Inquérito Policial Militar. De acordo com a reportagem publicada na revista Isto É, a conclusão do inquérito foi de que o ET agachado na verdade era um cidadão de Varginha apelidado de "Mudinho", que tem o hábito de ficar apanhando objetos do chão.
 
O caso mexeu com a cidade e, por conta dele, houve um incremento no turismo. Hoje é possível ver uma caixa d'água e paradas de ônibus em forma de disco voador, estátua do ET em praça pública e, mais de 20 anos depois, muita gente ainda quer vir a Varginha para ver os locais onde os ETs teriam aparecido. O caso virou até história em quadrinhos na França.
 
E você, acredita em extra-terrestres? Não custa nada dar uma olhadinha para o céu de vez em quando, não é mesmo?
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)