Notícias | Geral

Estudantes do ensino médio técnico do CEFET Varginha criam museu virtual

Com assessoria | 25/10/2018 - 18:42:16
A união da arte e da tecnologia para tornar acessível e provocar a discussão e a reflexão é o objetivo do projeto “Meu Museu de Bordo”, desenvolvido por estudantes da disciplina de Artes do ensino médio técnico do CEFET-MG Varginha. A ação conta com museu virtual e exposições e instalações físicas que contemplam textos, edições de áudio e vídeo, curadoria e criação de narrativas estéticas.
 
A exposição física e virtual “Olho vivo” foi inaugurada durante a Semana de Ciência e Tecnologia (Semana C&T), realizada de 17 a 20 de outubro em Varginha. O professor Heverton Ferreira, que orienta o projeto, explica que as principais metodologias usadas para a criação da mostra foram as atividades interativas e em grupo realizadas nas aulas de Artes, por meio da utilização de materiais de baixo custo e sustentáveis. “A partir da nossa criatividade, foram utilizados recursos que já possuíamos e de fácil acesso, como nossos celulares, aplicativos e internet. Também recorremos a fontes bibliográficas e pesquisa em campo, através de questionários respondidos pessoalmente e virtualmente”, explica Heverton.
 
“Olho vivo” é composto de fotografias criadas a partir do tema “procurando arte”. Cada trabalho traz uma narrativa do cotidiano do artista/aluno e representa uma amostra da multiplicidade, da diversidade e da singularidade da produção da arte contemporânea, que comporta de modo não excludente as mais variadas formas de manifestação da arte no cotidiano.
 
A ideia do projeto “Meu Museu de Bordo” é potencializar a capacidade artística dos estudantes por meio da tecnologia e auxiliar na conscientização sobre a realidade multidimensional, percebendo que o ser humano é a integração de pensamentos, sentimentos, energia, comportamentos e contexto social. Segundo o professor, a pesquisa continua em processo, e a próxima meta é utilizar as redes sociais para a divulgação do museu virtual, criar novas galerias e viabilizar meios para que o projeto contemple outros programas educacionais.
 
Saiba mais
Conheça o Meu Museu de Bordo: www.meumuseudebordo.com
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)