Notícias | Cidades
Com assessoria | 09/10/2018 - 07:58:08
Prefeitura de Varginha regulamenta Projeto ''Adote um Ponto de Ônibus''
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
(Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Considerando a existência no município de um grande número de pontos de parada de ônibus, os elevados custos para manutenção destes inúmeros pontos recaem sobre os cofres públicos; a necessidade da preservação da estética urbana que torna-se demasiadamente onerosa para um orçamento que deve cumprir diversas prioridades, bem como a existência de empresários com reconhecido espírito público, dispostos a colaborar com a administração municipal, de forma direta e efetiva, a Prefeitura de Varginha, regulamentou por meio de Decreto, o projeto “Adote um ponto de ônibus”, instituído pela lei municipal nº 6.449, de 07 de junho de 2018, destinado a receber a colaboração direta de empresas particulares na execução, conservação e melhorias dos pontos de parada de ônibus do Município, que será executado com observância do estabelecido no presente Regulamento.
 
O programa caracteriza-se pela adesão espontânea de empresas interessadas, que se comprometerão a observar as condições ajustadas no “Termo de Cooperação”, para os casos de conservação e para os casos de execução e conservação dos pontos de ônibus.
 
O gerenciamento do programa caberá à Secretaria Municipal de Turismo e Comércio – SETEC, a qual caberá:
 
I – contatar empresas que possam interessar-se pela assinatura de “Termo de Cooperação”;
II - encaminhar à  Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA, nome da empresa, endereço, CNPJ, localização da área, para que esta dê andamento a processo de cessão da área;
III – encaminhar  à  Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA, o processo informando o início da reforma do ponto de ônibus, para que possa ser fiscalizada sua correta execução.
 
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Planejamento     Urbano – SEPLA, colocará à disposição da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio – SETEC ou órgão responsável, um rol dos pontos de parada de ônibus, que poderão ser beneficiados pelo programa, mantendo a gerenciadora deste programa, informada e atualizada sobre tais áreas.
 
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA, deverá elaborar o projeto completo para áreas a serem cedidas e que não o possuam. Para as áreas já implantadas sem projeto, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA, providenciará levantamento para desenho do projeto completo.
 
Tendo em vista o caráter de liberalidade e cooperação deste programa, não será permitida a colocação, nos locais beneficiados, de elementos de publicidade de qualquer espécie, exceto àquelas de simples indicação, cujo modelo padronizado consta no projeto.
Entende-se por “conservação”:
 
a) a manutenção de toda a estrutura existente na área, abrangendo, limpeza, substituição de bancos danificados, remoção de pichações, cuidado com pintura e demais tratos com toda estrutura que se fizerem necessários, sempre de acordo com orientação de técnico da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEPLA ou órgão responsável.
b) limpeza e eventuais reparos  na estrutura do ponto de ônibus e nas calçadas externas e internas;
c) pequenos reparos e pintura dos pontos e bancos existentes (bancos, cercas, muretas, coberturas, etc);
d) acompanhamento periódico das condições estruturais do ponto de ônibus, desgaste natural ou atos de vandalismo, melhorias nos equipamentos.
 
As despesas decorrentes da conservação, correrão por conta exclusiva da EMPRESA, não cabendo nenhum tipo de ressarcimento por parte da PREFEITURA.
 
Para a execução dos serviços de conservação, a EMPRESA poderá valer-se de pessoal próprio ou contratado de terceiros, inexistindo vínculos de quaisquer espécies entre esses e a PREFEITURA.
 
 
A EMPRESA poderá solicitar o auxílio da PREFEITURA, através de gerenciadora do Projeto “Adote um ponto de ônibus”, para a realização de serviços de maior porte ou que não estejam elencados no projeto.
 
A empresa deverá promover a confecção e afixação de placa (s) indicativa (s) da responsabilidade da conservação, observadas as proporções e características constantes no Decreto nº 8.971/2018, em especial no Anexo III.
 
Os contatos da EMPRESA para com a PREFEITURA, far-se-ão através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio – SETEC ou órgão responsável, gerenciadora do Projeto “Adote um ponto de ônibus”.
 
 

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter.

 

Comente a Notícia!

Últimas Notícias
Saúde - 12/08/2020
Nesta terça-feira (11), o Lar São Vicente de Paulo de Varginha anunciou que a instituição foi contemplada com o projeto "Corona Zero" do Rotary Club.
Diocese da Campanha - 12/08/2020
No último sábado (08), a Diocese da Campanha realizou a tradicional Romaria Diocesana à Aparecida.
Saúde Bucal - 12/08/2020
Neste tempo de pandemia, medidas de higienização ajudam a prevenir a propagação do coronavírus e a higiene oral de forma regular.
Prisão de homem que ameaçava ex - 12/08/2020
Uma mulher, de 37 anos, foi ameaçada pelo ex-companheiro após ele descumprir medida protetiva, na noite desta terça-feira (11).
13º Servidores - 12/08/2020
A Prefeitura Municipal de Varginha anunciou nesta terça-feira (11), que vai antecipar o pagamento de 50% do 13º Salário de 2020 à servidores.
Apreensão de arma - 12/08/2020
A Polícia Militar encontrou uma arma de fogo em um terreno baldio, no bairro Jardim Sion, em Varginha, nesta terça-feira (11).
Eleições 2020 - 12/08/2020
A Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro.
Boletim coronavírus - 12/08/2020
Varginha registrou 30 novos casos de Coronavírus nesta terça-feira (11), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. É o maior registro diário na cidade desde o início da pandemia.
Fundação Cultural - 12/08/2020
A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, abriu nesta quarta-feira (12), as inscrições para o edital “Lives – Cultura em Movimento”.
Manifestação em Varginha - 12/08/2020
Motoristas de aplicativos se reunirão às 17h desta quarta-feira (12), para uma manifestação pacífica, solicitando revisão do projeto de lei apresentado na Câmara Municipal sobre a categoria.
Esquema de fraudes - 12/08/2020
A Receita Estadual deflagrou, na manhã desta terça-feira (11/8), a operação “In vino veritas” de combate a irregularidades na comercialização de bebidas, em dez municípios de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal.
Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)