Notícias | Geral

Trabalho desenvolvido por alunos do CEFET Varginha é premiado durante Conferência no Japão

Com assessoria | 13/08/2018 - 18:46:51
Entre os dias 24 e 28 de julho aconteceu, no Japão, a 3ª edição da Conferência Water Is Life e o CEFET-MG marcou presença com duas pesquisas desenvolvidas no campus Varginha relacionadas à sustentabilidade e ao uso de recursos hídricos.
 
Os dois trabalhos, desenvolvidos pelos alunos Pedro Montuani e Guilherme Prado, e orientados pela professora Cristina Roscoe, foram avaliados com base em artigo, apresentação e pôster, sendo as duas primeiras avaliações feitas por júri técnico e, a última, por estudantes da escola japonesa (júri popular). “Os trabalhos foram muito comentados entre os participantes, tanto professores como alunos. Membros do júri técnico comentaram sobre a qualidade dos trabalhos, considerando que eles foram realizados por alunos de ensino médio”, relembra a professora Cristina.
 
 
Após as avaliações, o trabalho “Práticas sustentáveis: alternativas para um problema complexo”, de Pedro Montuani, foi premiado em segundo lugar na categoria “Comunidades”. Além dessa, o evento também premiou trabalhos nas categorias “Engenharia e Tecnologia”, “Biodiversidade”, “Educação” e “Administração e Política”.
 
“A premiação reconhece e fortalece o CEFET-MG como instituição de pesquisa em diferentes níveis da educação, com destaque para pesquisa no ensino médio. Como são muitos trabalhos, a premiação atrai, também, possíveis parceiros para os nossos programas de internacionalização”, destaca a orientadora do trabalho.
 
Durante a Conferência, instituições da Dinamarca, Áustria e Japão sinalizaram interesse em aderir a um programa de internacionalização proposto e idealizado pelo CEFET-MG e pelo Maurick College (Holanda). “O CEFET está contribuindo para um dos principais objetivos do Water is Life, que é criar redes de colaboração internacional e desenvolver nos jovens habilidades diplomáticas para gestão sustentável dos recursos hídricos”, finaliza a professora Cristina.
 
Histórico
 
Não é a primeira vez que o campus Varginha participa do evento. Em 2016, quatro alunos levaram para a mesma Conferência, na Holanda, um trabalho sobre a compostagem com minhocas e a utilização dos seus produtos em canteiros de ervas aromáticas e ornamentais. Conheça os dados e resultados da pesquisa.
 
Water is Life
 
O evento científico, que chegou à terceira edição, permite aos participantes vivenciarem, além da ciência, atividades culturais e sessões de trabalho. Nessas sessões, são propostos problemas de acordo com o escopo da Conferência e os grupos de trabalho, formado por alunos de diferentes nacionalidades, discutem os problemas e propõem soluções.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)