Notícias | Educação

Colégio Marista celebra 15 anos de retorno a Varginha

Com assessoria | 17/07/2014 - 09:50:42
Em 1997 os Maristas retornaram a Varginha dispostos a oferecer à comunidade local e regional não só uma educação de qualidade, mas também que formasse cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.
 
As obras duraram quatro anos e após dois de reforma, as aulas tiveram início. Com uma equipe de colaboradores escolhida criteriosamente e muito bem preparada, os estudantes que ali chegaram, encontram uma escola de alto nível para recebê-los. A partir desse momento, o Colégio Marista começou a construir um legado que preza pela excelência acadêmica e principalmente pela formação Integral, transmitindo aos estudantes valores ambientais, cristãos, éticos, humanos, e solidários.
 
“Chegou o dia 8 de fevereiro de 1999: início das aulas, marco da volta do Colégio Marista à cidade. Por quatro anos, de 1997 a 2003, com muito orgulho, fui o maestro de uma equipe competente e afinada de educadores e de alunos dedicados aos estudos”, relembra o ex-diretor do Marista Varginha, Professor Antônio Carlos Garcia.
 
São 15 anos de dedicação e educação Marista baseados nos princípios do fundador São Marcelino Champagnat. Muitos foram os feitos, celebrações e conquistas. A cada vitória de um estudante, nota-se a satisfação e mais empenho dos educadores. “Os resultados expressivos dos estudantes e a participação cidadã de nossos ex-alunos reforça a importância do Instituto Marista em Varginha e região, o que me deixa muito alegre por estar dando continuidade a esse trabalho de geração de novas oportunidades.”, A afirmação é do atual diretor, Edson Ribeiro Netto Junior.
 
Ainda de acordo com ele, o Marista Varginha busca sempre, por meio de práticas inovadoras, qualificar ainda mais os educandos para os desafios da vida. “Estar a frente do Marista é um grande desafio, mas ao mesmo tempo um privilégio, pois posso contribuir para o processo de gestão da maior Instituição de Ensino Regular da cidade e uma das principais escolas da Província Marista Brasil Centro-norte”.
 
O Colégio Marista Varginha não é reconhecido apenas por seus profissionais, mas igualmente por seus educandos que escreveram e ainda escrevem a história da instituição. “O Marista acrescentou na minha vida em todos os sentidos. Sem dúvida, com seu ensino de qualidade, me auxiliou na formação acadêmica. Mas, muito mais que isso, me desenvolveu como ser humano. No Marista fiz amigos para uma vida toda e, hoje em dia, relacionamento é a base para ser bem sucedido na vida profissional e pessoal”, ressalta a ex-aluna Paula Petrocchi de Faria, hoje empresária na cidade.
 
Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio, Pedro Henrique Silva Belato, uma das coisas que mais marcou sua trajetória pelo Colégio foi o companheirismo dos professores. “Os professores sempre deram dicas, não apenas das matérias, mas para a vida”, relembra. Ainda segundo Pedro, que estuda no Colégio há 14 anos, a Educação Marista o tornou uma pessoa melhor. “Com a formação que recebi nesses anos, me considero uma pessoa mais humana, ética e solidária”, destaca.
 
História
 
Em 1917, para comemorar os 100 anos de fundação da sua congregação, os Irmãos Maristas assumiram o Ginásio Municipal de Varginha, atual Colégio Marista. A escola iniciou suas atividades com 97 estudantes homens e passou a se chamar Ginásio do Sagrado Coração de Jesus. O Colégio teve uma trajetória marcante, fruto da dedicação e da competência dos Irmãos Maristas, educadores eméritos, brasileiros ou franceses, que por cinquenta e nove anos estiveram à frente da escola.
 
Em 1976, devido à diminuição de vocações religiosas, os Maristas decidiram reduzir suas escolas e se voltar mais para obras sociais fora de colégios. Isto fez com que deixassem Varginha, Poços de Caldas, São Vicente de Minas e Brasília.
 
De 1977 a 1996 o prédio e o terreno foram alugados para a Prefeitura de Varginha. Nesses vinte anos, o Estado criou e instalou ali a Escola Estadual Coração de Jesus e o Conservatório de Música. A própria Prefeitura utilizou parte do terreno para abrigar a Secretaria de Obras. Em 1996, com a ajuda de ex-alunos, em negociação com a Prefeitura, os Irmãos decidiram reabrir o Marista. Aos poucos os alunos do Estadual foram sendo transferidos para outras escolas. Sem demora a Escola Estadual e o Conservatório ganharam sedes próprias.
 
As obras de reforma para retorno do Marista iam sendo realizadas à medida que os espaços eram desocupados, de 1997 a 2001. Os anos apenas confirmaram o Colégio Marista Varginha como referência educacional na cidade e região.
 
“Marcelino Champagnat é a fonte e a raiz que dão vida à Educação Marista. Os tempos e as circunstâncias mudam, mas a sua visão e a sua dinâmica espiritual vivem em nossos corações. Deus o escolheu para levar a esperança e a mensagem de amor de Jesus para as crianças e os jovens da França de seu tempo. É também Deus quem nos inspira a fazer o mesmo onde vivemos hoje.” (Missão Educativa Marista – nº 01)
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)