Notícias | Eleições 2024

DEM faz "política de extermínio", ataca Dilma em Varginha

Estado de Minas | 15/09/2010 - 14:42:52

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusou o DEM de promover uma “política de extermínio” contra o PT, iniciada, segundo ela, em 2006. O ataque partiu em uma resposta dada aos jornalistas na manhã desta quarta-feira, quando foi perguntada sobre o comentário recente de Lula de que o “DEM deveria ser extirpado" da política brasileira.

Em defesa do presidente, a candidata disse que Lula fez a declaração durante campanha em Joinvile (SC), o que faz parte do jogo eleitoral. Durante discurso na cidade catarinense na última segunda-feira, Lula disparou contra o Democratas ao afirmar que o partido foi responsável pela oposição mais dura ao seu governo e deveria ser “extirpado”. Para Dilma, o discurso de seu padrinho político se justifica porque está inserido num contexto eleitoral. “Tem uma diferença substantiva entre eles dizerem para nós que vão acabar com a nossa raça - foi isso que o DEM disse de nós em 2006. Então era uma política de extermínio. Tem uma diferença (quando) nós dizemos que vamos ganhar deles na eleição, ou seja, para tirá- los tem que ser no voto. Derrotar qualquer pessoa na eleição é um ato que faz parte do processo democrático”.

Na mesma linha, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, minimizou as declarações de Lula, também ressaltando que as falas foram ditas no palanque. “É estranho o DEM ficar ofendido porque quando o presidente fala que é preciso varrer o DEM é nas urnas e não numa atitude golpista”, disparou.

Dutra aproveitou para responder ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que se referiu a Lula como “chefe de facção”. Em entrevista ao Rede Mobiliza, portal de internet do PSDB utilizado para interagir com os eleitores, FHC acusou Lula de "extrapolar" e afirmou que ele abusa do poder político. “O FHC deve estar com síndrome de abandono, como não é apresentado, como os aliados têm vergonha de apresentá-lo, vergonha de colocá-lo na propaganda eleitoral, tem vergonha do governo, então é natural uma pessoa, que está com síndrome de abandono, quando tem oportunidade de falar fala bobagem”, afirmou Dutra.

Dilma participou no fim da manhã desta quarta-feira de um comício para militantes, realizado no ginásio poliesportivo do Colégio Marista. Também subiram no palanque o candidato ao governo de Minas Hélio Costa (PMDB), o vice na coligação, Patrus Ananias (PT), e o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT). Em seu discurso, Hélio voltou a defender o alinhamento de Minas com o governo federal, enquanto Patrus se dirigiu à militância para cobrar engajamento e pedir votos.

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)