Coluna | BRASILzão
Fábio Brito
O editor e jornalista Fábio Brito é responsável pela edição e publicação de centenas de títulos voltados às realidades do Brasil. Durante anos esteve à frente de selos editoriais importantes e renomados e no presente momento impulsiona, através de consultorias específicas nas áreas editorial e cultural, os selos Bela Vista Cultural e FabioAvilaArtes. A coluna Brasilzão, inicialmente através do Jornal Correio do Sul, de Varginha, foi iniciada em 11 de julho de 2004 e tem contado com a importante parceria do Varginha Online na disponibilização de vivências de Fábio Brito por todo o Território Nacional e por países por onde perambula em suas andanças.
Mensagem para um jornalista incauto
16/04/2020
Estimado Sr. Fernando Abrucio,

Li com atenção o seu artigo "O conceito de público precisa ser reconstruído" pois o título pareceu-me esclarecedor ou, pelo menos, indutor à leitura de um conteúdo sério e coerente.

Porém qual não foi a minha decepção à medida em que buscava compreender o seu raciocínio. Tive a impressão de estar sendo levado à cegueira por um teórico defensor de políticas públicas e do papel do Estado.

Porque digo isso?

Vamos lá: o senhor afirma que "para sairmos dessa enorme crise, será preciso fortalecer o conceito de público, tão vilipendiado e esquecido nos tempos mais recentes".

- Que tempos recentes são esses? Os tempos de mensalão, de petrolão, de BNDES e sua caixa preta, de enriquecimento ilícito às custas do erário público e de capangas do Estado e da iniciativa privada no conluio de malditas negociatas em detrimento do bem estar da população?

O senhor sublinha "a saúde foi uma das áreas mais afetadas pela concepção minimalista de Estado e a crise do coronavírus fez com que muitas pessoas pelo mundo afora ficassem à mercê de governantes cujo discurso era o de que o governo sempre atrapalha".

- E não é verdade??? Não atrapalha não??? Quantos bilhões de reais foram investidos, no Brasil, em inúteis estádios de futebol e em "cidade olímpica" através de um ardiloso esquema de corrupção incentivado pelo Estado e a má iniciativa privada?

- Os governos anteriores tiveram ações governamentais efetivas, competentes e justas de combate às fragilidades coletivas ou à desigualdade social?

Como o senhor bem sabe, os últimos governantes brasileiros se enriqueceram ilicitamente e provocaram o toma-lá-da-cá e, despudoradamente, desrespeitaram a população brasileira ao impor, com dinheiro sujo e mal empregado, a sua leitura político-partidária sórdida e desumana para embrutecer as áreas cultural, educacional e intelectual de nosso país. Que horror!!!

O senhor cita a necessidade de ter-se um governo legítimo e efetivo. Qual é a sua real sugestão ou proposta?

O seu raciocínio não me parece claro.

O poder estatal foi deslegitimado durante mais de 15 anos de desvio de recursos da Nação Brasileira para países com regimes políticos nada democráticos, através de ações totalitárias e ditatoriais de nações do "terceiro mundo" e sob o comando de gangsters falcatruadores.

No Brasil, durante este período de corrupção endêmica, não tivemos políticas públicas de qualidade.

Vale ressaltar que a polarização "estéril" se deu através de um egocêntrico mandatário que criticava o setor produtivo ao denominá-lo "zelite" e do qual se beneficiou para enriquecer a si, sua família e seus comparsas, de forma brusca, inidônea e bastarda. Este mesmo senhor e sua equipe nefasta nunca se importaram com a desigualdade social ou com os mais pobres, ao agir como agiram.

Os morros cariocas, caro senhor Fernando Abrucio, são fruto da ignorância e arrogância de Darcy Ribeiro e de Leonel Brizola. O senhor sabe bem disso e desde então... que triste cenário!!!

Seu artigo é dúbio, tendencioso ou de má fé. O leitor atento se revolta com tanta demagogia.

Já fui assíduo leitor do Jornal Valor mas sinto-me desestimulado a continuar-lhes fiel pois vocês estão chatos!!! Vocês estão sem discurso!

Nunca subestimem os seus leitores.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
23/07/2020 | Borba o Gatinho
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)