Coluna | Arquitetura, Design e Decoração
Jhonatan Moreira
Arquiteto e urbanista graduado em 2017. Desenvolve projetos de arquitetura e interiores, residenciais e comerciais na cidade Varginha e região. É especialista em arquitetura 3D.
Diferença entre o Engenheiro Civil e o Arquiteto
13/02/2020

 Olá, sou Jhonatan Moreira, Arquiteto e Urbanista, formado pelo UNIS/MG e atualmente estou à frente do escritório Jhonatan Moreira Arquitetura.

A partir de hoje vou compartilhar com vocês, leitores do Varginha Online, um pouco sobre assuntos relacionados a Arquitetura, Design e Decoração.

Como primeiro tema vamos tratar de um assunto que gera muitas dúvidas.

Diferença entre o engenheiro civil e o arquiteto 

Para começar devemos entender a diferença entre os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. 

O curso de engenharia civil possui uma maior carga horária destinada para as matérias de cálculos estruturais, hidráulica, mecânica dos solos, resistência dos materiais, entre outros, direcionando esse profissional para projetar estruturas e sistemas complementares de uma edificação visando a estabilidade da mesma e a segurança de seus usuários.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo destina uma maior carga horária para assuntos relacionados à história da arte, urbanismo, conforto ambiental, sustentabilidade, além de aulas de projetos dos diversos tipos e escalas. Assim estes profissionais estão capacitados a projetar espaços, dentre eles os residenciais, comerciais e urbanos, levando em consideração questões estéticas, funcionais, culturais e sustentáveis, pensando no cliente ou usuário e suas necessidades.

Então, qual profissional devo contratar?

Os dois! Esta é a resposta.

Primeiro o arquiteto irá planejar e desenvolver o projeto levando em consideração diversas variáveis como: desejos dos clientes, conceito e estilo do projeto, topografia do terreno, ventilação e insolação, fluxos, materiais de acabamentos, código de obras do município, dentre outros.

Depois que todo projeto arquitetônico for definido entre o arquiteto e o cliente, é a vez do engenheiro civil, que ficará responsável por todos os cálculos estruturais, ou seja, definir onde ficarão e quais as dimensões das vigas, dos pilares, qual o tipo de fundação, o tipo de laje, quantidade de materiais e outros projetos complementares.

Desta forma, é necessário que os dois profissionais trabalhem juntos, para que seja concretizado um projeto seguro e de qualidade.
 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)