Coluna | Viver Consciente
Willes S. Geaquinto
Psicoterapeuta Holístico, Consultor e Palestrante Motivacional, Escritor - Autor dos livros "Cidadania, O Direito de Ser Feliz” e Autoestima – Afetividade e Transformação Existencial

Interatividade: Os textos desta coluna expressam apenas a opinião do autor sobre os assuntos tratados, caso o leitor discorde de algum ponto ou, até mesmo, queira propor algum tema para futura reflexão, fique a vontade para comentar ou fazer a sua sugestão.

Site: www.viverconsciente.com.br
Mudança e evolução
24/07/2019
Todo desejo de mudança para ser bem-sucedido depende muito mais da própria pessoa, do que das condições externas ou dos outros. Quem deseja vencer seus desconfortos, sejam eles, emocionais, físicos ou, até mesmo, espirituais, deve possuir a certeza de que aquilo que está buscando contribuirá verdadeiramente para sua realização efetiva em todos os setores de sua vida, e que o caminho para conseguir esse feito é o da evolução conscientemente dirigida para a conquista do seu “mundo interior” onde estão alojados seus principais desafios. O “mundo exterior” reflete o tempo todo aquilo que está contido no âmago de cada indivíduo.

Aquele que pretende estados superiores de consciência para auferir conhecimentos para modificar a vida, deve saber que é impossível mudar se continuar sendo como era antes. Se permanecer acomodado naquilo que já era conhecido, na repetição de condutas, atitudes e vícios de toda espécie, dificilmente chegará a um bom resultado no que se refere a um viver equilibrado e saudável. 

A Lei da Evolução, inexorável em seus princípios fundamentais, nos revela de maneira bastante simples que: “é preciso deixar de ser o que se é para ser aquilo que se aspira ser”. Por isso todo aquele que deseja transformar-se, necessita de criar um ânimo apropriado para motivá-lo a perseverar, principalmente quando o processo de mudança, às vezes, lhe pareça sofrido e requeira muito mais esforço e dedicação. Afinal, parafraseando o poeta: “tudo vale a pena, se a vontade não é pequena”.

Não tenho dúvidas de que a melhor escolha que qualquer indivíduo pode fazer para si mesmo é a de ser melhor do que tem sido. Especialmente no que se refere à sua própria forma de viver. E isso é conquistado gradativamente, pois, a pressa e a ansiedade são más companheiras nessa portentosa tarefa. E, para manter-se firme em seu propósito, é necessário estar vigilante a tudo que lhe vai à mente e direciona suas atitudes, pois, cada passo em falso pode levá-la de volta àquilo que, por ter sido ruim ou desconfortável, já foi abandonado. 

No tocante à espiritualidade, um setor existencial ao qual pouco se dá o merecido valor no processo de mudança, vale respeitar o alerta que Cristo sabiamente nos legou: “Aquele que não nascer de novo, não alcançará o reino dos céus”. Tal enunciado mesmo quando aplicado à vida aqui e agora, tem como significado a necessidade de renovação, de redefinição de posturas e valores. Uma vez que sem mudanças essenciais é impossível obter da vida tudo que ela pode realmente proporcionar em sua plenitude. 

Viver é bem mais do que repetir padrões e preconceitos que aprisionam o desenvolvimento e anulam a pré-disposição positiva que todos têm de, a qualquer tempo, renascer, evoluir e ser bem-aventurado em seus melhores propósitos.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
31/10/2019 | Fracasso ou sucesso?
23/10/2019 | O Foco
10/10/2019 | Crenças negativas I
« ver todos
 
Colunistas

Página Principal | Notícias | Entretenimento | Guia Comercial | Guia de Bares e Restaurantes | Guia de Hospedagem
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Quem Somos | Entre em Contato | Cadastre sua Empresa | Cadastre seu Evento | Central do Usuário | Anuncie no Varginha Online

Todos os direitos reservados 2000 - 2014 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)