Varginha tem sido palco de diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também do câncer de colo do útero.
Durante o mês, a cidade recebe uma série de ações voltadas à saúde da mulher, como palestras educativas, rodas de conversas, iluminação de prédios públicos e privados na cor rosa e etc. O objetivo é levar informação, incentivar os exames preventivos e fortalecer a rede de apoio às mulheres.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa surgiu na década de 1990 e, desde então, ganhou força em todo o mundo como um movimento de mobilização social. A iniciativa reforça que, quando diagnosticado em fases iniciais, o câncer de mama tem altas chances de cura, tornando essencial o acesso à informação e aos serviços de saúde.
Ações em Varginha
Em Varginha, além da programação oficial, instituições, empresas e a sociedade civil também têm se engajado, promovendo eventos, atividades esportivas e culturais, tudo em prol da conscientização e da valorização da vida.
A campanha "O Câncer não transformou minha essência" teve sua abertura oficial nesta quarta-feira, 1º de outubro, marcando o início da programação do Outubro Rosa na cidade. O evento foi organizado pela Associação Café com as Poderosas e realizado em frente à Tenda da Oncologia do Hospital Bom Pastor.
A solenidade reuniu pacientes, familiares, profissionais da saúde e diversas autoridades locais. Segundo Eliane Barbosa, a iniciativa do projeto - que começou em 2024 - revelou a história e a essência por trás de cada mulher. “Convidei fotógrafos voluntários para extrair o melhor de cada modelo do Outubro Rosa e contar suas histórias através de banners. Eu expliquei o que pretendia. Abrimos um grupo, demos ideias e pedimos sugestões de nomes” - explicou.
Ainda conforme ela, o nome da campanha deste ano surgiu após a sugestão de uma das modelos; “a Patrícia Fátima carinhosamente nomeou nossa exposição com “o câncer não transformou minha essência”.
A campanha segue até o dia 30/10. Durante o mês, acontecerá o desfile no dia 14, rodas de conversa, exposição de banners sobre a campanha em pontos estratégicos e finalização, no dia 30, como uma motociata.
Programação já confirmada:
- Dia 10/10: Dia das Crianças na Sede da Associação
- Dia 11/10: Caminhada e Pedal Rosa - sentido Fazenda dos Tachos
- Dia 14/10: Desfile no Theatro Capitólio, às 19h
- Dia 31/10: Motociata e encerramento da campanha
Evento no Theatro Capitólio é marcado por arte e conscientização sobre a saúde da mulher
Já durante a noite desta quarta-feira (01/10), o Theatro Capitólio recebeu outra cerimônia de abertura da campanha, realizada pelo Projeto Cicatrizes.
A programação trouxe apresentações culturais da Academia Espaço Vida Arte, o tradicional Desfile das Pacientes Oncológicas e a entrega do Troféu Mulheres Que Inspiram, que homenageou mulheres com histórias de superação no enfrentamento ao câncer. O público também acompanhou apresentações musicais de Gleyce Mendes, Silmara Galo e DJ Maroca, além da participação especial da Rainha e da Princesa Oncológica.
O evento reuniu dezenas de pessoas e autoridades, entre elas o Prefeito Leonardo Ciacci e o Secretário Municipal de Saúde Adrian Nogueira, que reforçou a importância do diagnóstico precoce. A iniciativa contou com apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, além das empresas O Boticário e 4 Estações.
O Outubro Rosa em Varginha segue até o fim do mês, reforçando a importância do cuidado integral com a saúde da mulher e lembrando que a prevenção salva vidas.