Uma audiência administrativa realizada nesta terça-feira (23/09) na 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte definiu as próximas etapas do processo de recuperação judicial do grupo 123 Milhas. A reunião, comandada pela juíza Cláudia Helena Batista, contou com a presença de representantes das empresas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e dos administradores judiciais.
O grupo, que inclui as empresas Novum Investimentos, Art Viagens, 123 Viagens, MM Turismo e LH Lance Hotéis, está em um processo de recuperação judicial considerado o maior do Brasil em número de credores, com mais de 772 mil interessados.
Facilitação para credores e próximos passos
Os administradores judiciais já apresentaram a lista consolidada de credores. Antes da publicação do edital com os prazos para habilitações e impugnações, foi criado um modelo para facilitar o diálogo entre os credores e as empresas. Credores que concordam ou não com o valor de seus créditos podem enviar uma contraproposta ou pedir a revisão das quantias.
A juíza Cláudia Helena Batista esclareceu que essa ferramenta é opcional e serve para agilizar o processo. Segundo ela, a fase não é de conciliação, mas de facilitação. "O vultoso número de credores aponta pela necessidade de dialogar", afirmou a magistrada. O promotor de Justiça Ruy Alexandre Neves da Mota complementou, dizendo que a ferramenta é "salutar" e tende a "aparar as arestas em relação aos valores e à classificação de crédito".
A audiência também discutiu os prazos para a futura assembleia de credores. O encontro foi transmitido pelo canal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no YouTube para garantir a transparência do processo, que tramita sob o número 5194147.26.2023.8.13.0024.