A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, iniciou um levantamento on-line para o Mapeamento das Casas de Religião de Matriz Africana. O objetivo é identificar e conhecer melhor os espaços de religiosidade no município, suas lideranças, práticas e comunidades, visando à formulação de políticas públicas adequadas ao segmento.
Para participar do mapeamento, representantes e membros de terreiros podem preencher o formulário on-line disponível no
site ou pelo
Google Forms, disponível a partir de 07/07/2025. A participação da comunidade é essencial para a construção coletiva de ações que valorizem, respeitem e fortaleçam as tradições afro-brasileiras em Varginha.
As informações coletadas subsidiarão também os estudos para o Registro dos Terreiros como Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha.
Abertura do Processo de Registro dos Terreiros
O objetivo do Registro é garantir o reconhecimento oficial da importância dos terreiros para a cultura varginhense, tornando o poder público corresponsável pela preservação e continuidade dessas tradições.
Após a abertura do processo, a Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural elaborará um dossiê técnico, descrevendo o histórico, as práticas, a organização e os significados socioculturais dos terreiros no município. Em diálogo com as comunidades, também serão propostas medidas de salvaguarda, com ações de curto, médio e longo prazo.
Concluído o dossiê, o documento será encaminhado para o Conselho do Patrimônio para análise e deliberação. A partir disso, os terreiros poderão ser oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha.
A participação da comunidade é indispensável para que o processo seja construído com legitimidade, escuta ativa e respeito às múltiplas realidades e saberes dos povos de terreiro.