A Guarda Civil Municipal de Varginha (GCMV), por meio do projeto "Guardiões do Campo", intensificou nesta semana as ações de patrulhamento na zona rural do município. A medida visa coibir a ação de golpistas que se aproveitam do período da colheita de café para extorquir e ameaçar produtores rurais.
As denúncias recebidas pela corporação indicam que os criminosos agem há mais de uma década, prejudicando pequenos e médios produtores em Varginha e região. O golpe consiste em solicitar emprego na "panha do café", mas adiar a apresentação dos documentos necessários para o registro trabalhista formal. Após um período de trabalho sem a devida regularização, os golpistas passam a ameaçar os produtores, exigindo dinheiro para não denunciá-los por manterem funcionários sem registro.
Segundo os relatos, as ações desses indivíduos incluem extorsão e ameaças diretas, gerando prejuízos e insegurança no campo. A intensificação do patrulhamento pelo projeto "Guardiões do Campo" busca, portanto, prevenir novas ocorrências e identificar os responsáveis por essa prática criminosa que afeta o setor cafeeiro local.