Na manhã desta terça-feira (06/05), o Corpo de Bombeiros localizou o corpo do trabalhador de 42 anos que estava desaparecido desde a última sexta-feira (02/05) no Rio Sapucaí-Mirim, na divisa entre Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas, no sul de Minas Gerais.
Segundo informações dos bombeiros, o corpo foi encontrado a aproximadamente 50 metros do ponto onde ocorreu o afogamento. A localização se deu durante uma operação de busca terrestre realizada na margem do rio.
Os militares constataram que a vítima havia emergido e estava presa em uma galhada na margem esquerda do rio. A identificação foi facilitada pelo fato de o trabalhador estar vestindo seu uniforme.
A perícia da Polícia Civil e a funerária foram acionadas para os procedimentos necessários no local. O homem era natural de Borda da Mata, também no sul de Minas. Até o momento desta publicação, não foram divulgados detalhes sobre o velório e o sepultamento.
Quatro Dias de Intensas Buscas
O desaparecimento ocorreu na tarde da última sexta-feira (02/05), enquanto dois trabalhadores realizavam a passagem de fiação elétrica sobre o Rio Sapucaí-Mirim, na altura do km 18 da rodovia MG-173.
A vítima era funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviços para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). O outro funcionário, de 44 anos, que também estava no local, conseguiu retornar à margem em segurança.
Os dois homens entraram na água para atravessar um cabo de uma margem à outra durante o processo de instalação da fiação elétrica.
Após conversarem com testemunhas e identificarem o ponto provável do desaparecimento, os bombeiros iniciaram as buscas subaquáticas ainda na sexta-feira, utilizando técnicas específicas para esse tipo de ocorrência.
As operações foram interrompidas ao anoitecer e retomadas na manhã de sábado (03/05), com o apoio de mergulhadores e uma embarcação de busca.
Na segunda-feira (05/05), as buscas foram reiniciadas por volta das 6h30. Os militares utilizaram a embarcação e realizaram buscas a pé nas margens do rio, devido à presença de diversas corredeiras e pedras que dificultavam a navegação.
Na manhã desta terça-feira (06/05), após a retomada das buscas, o corpo do trabalhador foi finalmente localizado.
Cemig se manifesta sobre o ocorrido
Em nota oficial, a Cemig informou ter tomado conhecimento do acidente envolvendo um empregado de uma empresa terceirizada que presta serviços para a companhia no sul de Minas.
Segundo a Cemig, a equipe estava trabalhando no restabelecimento da energia após uma interrupção no abastecimento, quando o eletricista entrou no Rio Sapucaí-Mirim, em Conceição dos Ouros, e foi levado pela correnteza.
"A Cemig lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a família, prestando todo o apoio necessário às autoridades com as informações requeridas", expressou a companhia na nota.