Na manhã desta sexta-feira (2), o Vaticano realizou a instalação da chaminé que sinalizará ao mundo a eleição do sucessor do papa Francisco. A estrutura foi fixada na Capela Sistina, local onde os cardeais se reunirão em conclave a partir da próxima semana.
A votação para escolher o novo líder da Igreja Católica, que conta com cerca de 1,4 bilhão de fiéis, está prevista para a próxima quarta-feira (7). Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participarão do processo. A instalação da chaminé foi efetuada por membros do corpo de bombeiros da Santa Sé, que trabalharam discretamente na empena do telhado da capela, passando despercebida pela maioria dos turistas presentes na Praça de São Pedro.
Este evento coincidiu com a retomada das congregações gerais, nas quais aproximadamente 200 cardeais se reuniram para debater as prioridades e os desafios futuros da instituição religiosa milenar.
Durante o conclave, os cardeais realizarão quatro votações diárias, sendo duas pela manhã e duas à tarde, com exceção do primeiro dia. A fumaça proveniente da queima das cédulas de votação na chaminé indicará o resultado: fumaça preta em caso de não obtenção da maioria de dois terços necessária para a eleição, e fumaça branca quando o novo papa for escolhido, anunciando o tradicional "Habemus papam".
O Vaticano havia informado na última terça-feira (29) a ausência de dois cardeais no conclave. Inicialmente, 135 dos 252 cardeais da Igreja possuíam o direito ao voto, restrito àqueles com menos de 80 anos. Segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, um cardeal espanhol e um bósnio não poderão participar devido a questões de saúde, cujas identidades não foram divulgadas.
A Capela Sistina dispõe de dois fornos conectados à mesma chaminé, sendo esta a única forma de comunicação com o exterior durante o conclave. No forno mais antigo, são incineradas as cédulas de votação e as anotações dos cardeais. O segundo forno, mais moderno, é utilizado para sinalizar o resultado da eleição papal. Através da queima de produtos químicos, produz-se a fumaça preta em caso de impasse ou a fumaça branca para anunciar a eleição do novo pontífice.