Com o tema “Inovação na Gastronomia Brasileira: Conectando Tradição e Modernidade”, evento movimentou diretamente R$ 5,3 milhões na economia local
Nos dias 19 e 20 de março, Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco do 42º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), consolidando-se como um evento de grande relevância para o setor de alimentação fora do lar. O encontro, que foi um marco para a gastronomia do país, reuniu um público expressivo de mais de cinco mil pessoas e grandes nomes do setor.
Com uma estrutura impressionante e uma programação extensa, o evento contou com mais de 140 horas de palestras, workshops, exposições e experiências imersivas, todas gratuitas. Entre os principais destaques, a modalidade de “palestras silenciosas” permitiu ao público alternar entre conferências simultâneas utilizando fones de ouvido, proporcionando uma experiência inovadora e personalizada.
Nomes de peso da gastronomia e do foodservice, como os chefs Sassaki Régis e Rapha Vasconcellos, além de Felipe Crull (diretor comercial do iFood), João Barcelos (embaixador da plataforma), Sergio Molinari (especialista em foodservice), Célio Salles (cofundador da Open Delivery) e Moisés Ramos (mentor de negócios), enriqueceram o evento com suas participações em palestras e workshops.
André Yuki, presidente da Abrasel no Sul de Minas e sua diretora executiva, Ana Luísa Alves, estiveram presentes no encontro, que teve como tema “Inovação na Gastronomia Brasileira: Conectando Tradição e Modernidade”. Para André, o encontro foi um marco importante, pois reuniu empresários, gestores, profissionais e especialistas, proporcionando um ambiente ideal para a troca de conhecimentos, networking e incentivo ao empreendedorismo.

“Natal, conhecida por suas paisagens paradisíacas e hospitalidade calorosa, mostrou-se um cenário perfeito para reflexões e conexões que enriqueceram o setor. O evento destacou a gastronomia como um motor de desenvolvimento econômico e cultural, celebrando a comida não apenas como fonte de sustento, mas também como uma experiência social e cultural única. Além disso, serviu como uma plataforma essencial para discutir desafios, tendências e inovações que impactarão o setor, promovendo soluções capazes de fortalecer a cadeia de restaurantes, bares e similares”, ressaltou.
Ainda de acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, o encontro reafirmou a relevância do setor para a economia brasileira, estimulando debates sobre políticas públicas, sustentabilidade e o papel da tecnologia na modernização dos negócios. “Foi um momento de união e inspiração, impulsionando o setor rumo a um futuro mais dinâmico e resiliente”, enfatizou Yuki.
O encontro promoveu ainda, discussões sobre tecnologia, novos modelos de negócios e tendências do comportamento do consumidor. Para Paolo Passariello, presidente da Abrasel no RN, esta edição foi um divisor de águas para o setor. “Proporcionamos um evento transformador, reunindo conteúdo de qualidade, networking e experiências inovadoras”, destacou.
O impacto econômico também foi expressivo, com um movimento direto de R$ 5,3 milhões na economia local, além da geração de diversos novos negócios, cujo alcance total só o tempo poderá mensurar. Segundo Artur Fontes, diretor executivo da Abrasel no RN, o evento se consolidou como uma vitrine de inovação e conhecimento, reforçando o potencial do setor gastronômico e seu impacto positivo na economia do Rio Grande do Norte.
Para Ana Luísa Alves, o 42º Encontro Nacional da Abrasel foi uma experiência repleta de aprendizado, troca de ideias e networking. “A programação foi cheia de insights valiosos e, o mais importante foi ver como estamos todos conectados em busca de soluções para os desafios do setor. Cada palestra, workshop e conversa foi uma chance de aprender algo novo e vou levar muitos desses aprendizados para o trabalho da Abrasel no Sul de Minas”, afirmou.
Ainda segundo Ana Luísa, o evento não foi só uma oportunidade de aprender sobre novas tendências e práticas, mas lembrou do quanto o setor de alimentação fora do lar é essencial para a economia do país e vida social. “Saio daqui muito mais motivada, pronta para aplicar tudo o que absorvi e seguir fortalecendo nossa região e nosso setor. Vamos continuar juntos, inovando e fazendo esse setor crescer cada vez mais”, concluiu.
1ª Reunião do Conselho Nacional da Abrasel
Simultaneamente, Natal recebeu ainda, a primeira reunião do ano do Conselho Nacional da Abrasel, reunindo os presidentes das seccionais/estaduais e de suas regionais. Foram abordados temas como o término do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), previsto para abril, que atingiu o teto de 15 bilhões de reais em benefícios fiscais, além da alta carga tributária, a inflação e as incertezas de mercado que afetam os preços dos alimentos, impactando a demanda e a saúde financeira dos bares e restaurantes.
De acordo com a presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira, a importância é ímpar em relação à construção desse evento. “Tivemos uma energia positiva muito grande e um enriquecimento de informação valiosa que esse processo tem que se estender aos nossos negócios, à nossa comunidade e ao dia a dia. A Abrasel é isso: rica em conhecimento e em entregar um processo mais fácil para que os empreendedores consigam elevar o nível de conhecimento dentro do setor no qual ele lidera. Saímos daqui com muitas ideias, inovações e ferramentas para poder facilitar nosso trabalho dentro desse setor que é desafiador. Estar dentro da Abrasel é minimizar todas as dificuldades que o setor pode te enfrentar”, afirmou.
Dr. Percival Maricato destacou a representatividade da Abrasel para o setor, abordou os desafios relacionados aos processos trabalhistas e compartilhou orientações sobre como evitá-los. Foi apresentado ainda, o Plano Nacional de Restauração da Alimentação Fora do Lar, uma parceria entre a Abrasel e a FGV, que se baseia em pesquisas mensais realizadas junto aos associados.
Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o 42º Encontro Nacional foi além da troca de ideias e conhecimento. “Ele reafirmou que a excelência na gestão e produtividade são duas importantes chaves para o sucesso de um estabelecimento no setor de alimentação fora do lar. Cada discussão, palestra e troca entre os participantes foi um convite para repensar e reinventar a forma dos empreendedores conduzirem seus negócios, com foco em eficiência e crescimento”, disse.
Entre as soluções propostas, estão a recuperação da saúde financeira das empresas, redução do endividamento, regularização de passivos tributários com condições acessíveis por meio de programas específicos de refinanciamento, aumento da segurança jurídica e a redução da tributação sobre a folha de pagamento, além da modernização e digitalização da gestão.
“Parabenizamos o presidente e Chef Paolo Passariello, o diretor executivo Artur Fontes e toda a equipe da Abrasel RN pelo excelente evento e pela calorosa receptividade. Estendemos nossos cumprimentos à presidente do Conselho de Administração da Abrasel, Rosane Oliveira, ao presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, aos membros do Conselho Nacional, presidentes de seccionais e regionais, líderes de núcleos e associados que contribuíram para o sucesso deste grande encontro”, concluiu André Yuki.
A seccional de Minas Gerais participou e venceu a eleição para a realização do 44º Encontro Nacional da Abrasel em celebração aos 40 anos da entidade, que será em 2026, em Belo Horizonte. Para a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, será um prazer realizar as comemorações na capital mineira, que possui um verdadeiro tesouro gastronômico, uma culinária única e cheia de histórias.
"Ao longo dessas quatro décadas, a Abrasel tem se dedicado a promover e fortalecer a gastronomia brasileira, e nada melhor do que fazer isso em um estado tão rico em cultura, história e, claro, sabores irresistíveis. Aqui, cada prato conta uma história, e cada ingrediente tem um significado profundo para nossa cultura. Da famosa comida de boteco aos tradicionais pratos mineiros, passando pelas deliciosas sobremesas e cafés, temos uma diversidade que encanta e conquista todos os paladares. Minas não tem mar, tem bar! Nos vemos em 2026 em Belo Horizonte", ressaltou Karla.
Por fim, o presidente da Abrasel no Sul de Minas gostaria de convidar os associados da Abrasel e empresários do setor a participarem do próximo encontro em São Paulo, durante a Fispal, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio. “Contaremos com um lounge especial para associados, além de palestras, informações, networking e tecnologia”, finalizou Yuki.
Mais informações sobre a Abrasel ou Fispal 2025 podem ser obtidas com Ana Luísa: (35) 99990-2020.