Cerca de 1500 profissionais são formados pela instituição a cada ano
Reconhecida pelas empresas e comunidade pela excelência na capacitação profissional e pelas ações diversas em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, a unidade Senac em Lavras, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, completou 10 anos de inauguração no dia 17 de março.
“Ao longo deste período, o Senac em Lavras se consolidou como um espaço de transformação para a comunidade, oferecendo cursos gratuitos que abrem portas no mercado de trabalho. Nosso compromisso é garantir que mais pessoas tenham acesso à qualificação profissional de qualidade. Hoje, vemos diversos ex-alunos atuando em diferentes setores e conquistando novas oportunidades. Uma atuação de impacto que ainda há de render muitos frutos na região”, declara a diretora da unidade, Madelon Bueno Borges.
A unidade se destaca pela oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos, pelo Programa Senac de Gratuidade e Senac+. Além disso, realiza e participa de projetos especiais e eventos que beneficiam toda a comunidade, como workshops e palestras, SenacX, voltado para alunos de escolas públicas, Agitando o Senac, Senac Pro — a feira de profissões da instituição, presença do SenacMóvel, dentre muitos outros. E diversas parcerias com empresas, prefeituras e outras entidades.
Compromisso com a qualificação e o desenvolvimento
Nos últimos anos, a unidade vem em uma crescente de operação: são cerca de 1500 alunos atendidos pela unidade a cada ano, e em torno de 60 turmas anuais de cursos técnicos, ágeis, de Aprendizagem Comercial para jovens e até pós-graduação. E mais de 2000 estudantes são esperados em 2025. As formações abrangem áreas como Gestão e Comércio, Beleza, Saúde, Tecnologia e Turismo.
Oferecer as melhores soluções em educação profissional esteve na missão do Senac desde sua inauguração, como explica o presidente do Sincoval - Sindicato do Comércio de Lavras, Caio Goulart, que participou da concepção do projeto. “Lavras é uma cidade polo, referência para toda a região, com os setores comércio, serviços e turismo vastos e movimentados. Ter o Senac aqui para poder qualificar não só os colaboradores do município, mas de todo entorno, foi um dos objetivos que visamos ao trazer a unidade. Estamos muito satisfeitos com a história que estamos construindo e nosso o empenho vai ser sempre em trazer melhorias para nossa região”, detalha.
A estrutura é constantemente renovada para oferecer melhores possibilidades de aprendizado. E hoje conta com Laboratórios de Estética, de Informática, Salão de Beleza Pedagógico, biblioteca e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o currículo formativo está em permanente evolução e conexão com o que o mercado de trabalho necessita.
É o caso do programa Senac+, lançado em 2023, para suprir a demanda por profissionais qualificados, complementando a oferta gratuita e atingindo novos públicos, contendo na programação novas micro certificações. Já foram mais de 80 empresas credenciadas no programa.
Novidades para a próxima década
O Senac está investindo em novos espaços que promovem a inovação e o aprendizado prático. Entre as novidades, se destacam o Espaço de Inovação e o Laboratório Maker, bem como novos equipamentos, como o Simulador de Alta Fidelidade Interativo com Respiração Espontânea e Respostas Fisiológicas, que será usado nos cursos de Saúde. Esses ambientes foram projetados para fomentar a criatividade, a colaboração e a experimentação, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho, com ferramentas e itens de última geração.
Para o ano de 2025, serão 96 turmas de cursos ofertadas, somando quase 2200 vagas. Além disso, o Senac está com um novo curso, o MBA em Gestão de Projetos.
Educação que abre portas
Mais de 15 mil alunos passaram pela unidade nos últimos 10 anos e as áreas mais procuradas para qualificação foram: Gestão, Saúde e Informática.
O aluno Jorge de Boucherville, de 29 anos, cursou as formações em Técnico em Logística e Técnico em Administração da unidade, entre 2018 e 2019. Hoje, o jovem trilha seu caminho profissional na área de Logística de uma grande empresa da região. “Foi muito vantajosa a oportunidade de fazer ambos os cursos técnicos, um divisor de águas na minha carreira. Me capacitou muito bem na área técnica, prática, na tecnologia, uma formação completa e atualmente aplico em meu trabalho as metodologias adquiridas. Foi um diferencial e abriu portas. Já aconselhei diversos amigos e colegas a procurar a instituição, ficar antenado nos cursos, porque acho que a pessoa só tem a ganhar”, comenta.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Lavras
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac em Lavras é referência em ensino e qualificação profissional na região e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, ágeis, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD). Presente na região desde 2015, a unidade tem atuação próxima com a comunidade, com uma programação frequente de workshops e palestras.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.