Na tarde deste domingo (09/03) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou três pássaros da espécie trinca-ferro, que estavam sendo transportados em condições de maus tratos em um ônibus na Fernão Dias em Pouso Alegre.
Durante fiscalização de rotina no km 871 da rodovia, a PRF abordou um ônibus que seguia de São Paulo/SP para Feira de Santana/BA. Ao inspecionarem o compartimento de passageiros, os agentes encontraram uma caixa de madeira envolta em papel de presente, contendo seis gaiolas minúsculas. Em três dessas gaiolas, foram encontrados os pássaros da espécie trinca-ferro, ave nativa da fauna brasileira.
O passageiro responsável pela caixa, um homem de 27 anos, alegou que o material seria um presente para um parente em Feira de Santana/BA. No entanto, durante a inspeção, constatou-se que os pássaros estavam sendo transportados sem a devida autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e em condições de maus tratos, sem espaço e ventilação adequados.
Diante dos fatos, o passageiro foi autuado por infração penal prevista na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). Ele assinou um Termo de Compromisso de Comparecimento e foi liberado para seguir viagem com o ônibus.
Os pássaros foram encaminhados à Polícia Militar de Meio Ambiente em Pouso Alegre, que realizará os cuidados necessários para a reinserção das aves em seu habitat natural.