Em uma ação conjunta entre a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (FICCO/BA), a Polícia Federal em Minas Gerais e a Polícia Militar de Minas Gerais, o homem apontado como líder de uma facção criminosa foi preso nesta terça-feira (21/01) no município de Extrema, no Sul de Minas. A operação, denominada "Eirene Um", cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela justiça baiana.
De acordo com as investigações, Paulo José dos Santos Pereira, conhecido como Paulo TG, é acusado de liderar uma organização criminosa que atua na região de Jequié, no sudoeste da Bahia. Ele é suspeito de ordenar diversos ataques violentos contra grupos rivais e bairros da cidade, o que resultou em um aumento significativo da violência na região.
Apesar de residir em Minas Gerais, onde mantinha uma vida discreta como empresário, o criminoso continuava a comandar o tráfico de drogas, negociar armas de fogo e lucrar com atividades ilícitas em Jequié. As autoridades afirmam que ele agia com extrema violência para manter sua posição de liderança dentro da facção.
O homem responderá pelos crimes de tráfico de drogas, homicídio e organização criminosa. Se condenado, as penas somadas podem chegar a 70 anos de reclusão.
A operação "Eirene Um" contou com a participação de equipes da FICCO/BA, do 19º BPM/BA, da Delegacia da PF em Varginha/MG e do 59° BPM/MG. As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros integrantes da organização criminosa.