No último domingo (8), Divisa Nova inaugurou sua Estação de Tratamento de Esgoto e a Garagem Municipal. As obras da estação foram realizadas com recursos próprios e custaram cerca de R$ 3 milhões, sendo a obra mais cara do município.
O deputado federal, Diego Andrade e os deputados estaduais, Antônio Carlos Arantes e Cássio Soares, apoiaram a obra e ajudaram na articulação para resgatar o projeto de Furnas e encaminhar para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além disso, Diego Andrade compensará o município com emendas parlamentares no valor da obra.
Durante a inauguração, estiveram presentes os assessores parlamentares, Thalles Gomes (Diego Andrade), Otávio Goulart (Antônio Carlos Arantes) e Ricardo Batista (Cássio Soares); o prefeito municipal, José Luiz de Figueiredo e seu vice, Vanderlei Carlos Machado; a presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas e secretária adjunta do CBH Furnas GD3, Thayse Castro; o presidente da Câmara de Vereadores de Divisa Nova, Renato Leal, vereadores, secretários, entre outras autoridades e munícipes.
Segundo o prefeito, a obra é um anseio muito antigo da população. “Fizemos a obra com recursos próprios, pois o tratamento de esgoto traz benefícios para a cidade, como a melhora na saúde da população, a preservação do meio ambiente e o turismo. Nossa cachoeira ficou poluída com o esgoto sendo lançado nos ribeirões e dentro de dois anos, ela será despoluída”, ressaltou José Luiz de Figueiredo.
O representante da empresa Dqo-X Engenharia e Saneamento, Pedro Correa, explicou que o esgoto da cidade será 100% tratado. “Ao fim de todo o processo de tratamento, a água sairá clorada com todos os atendimentos requeridos pela norma e poderá ser descartada novamente. Um esgoto tratado que pode ser descartado, com maior eficiência a água! Se todas as cidades fizessem uma estação como de Divisa Nova, seria muito mais fácil e cômodo”, disse.
A secretária municipal de Administração, Thereza Beatriz de Carvalho, explica que o projeto foi feito por Furnas há muitos anos, mas ficou engavetado. “Resgatamos este projeto, fizemos as modificações necessárias, adaptamos, atualizamos com novos métodos e hoje inauguramos a estação”, enfatizou.
De acordo com Thayse Castro, o prefeito e sua administração são exemplos para toda a região. “Fico muito orgulhosa que a campanha Esgoto Zero no Lago de Furnas teve seu pré-lançamento em novembro e já em dezembro inaugurarmos uma ETE, com tratamento biológico e ainda sendo responsável por recuperar um atrativo turístico natural e tão próximo do município. Além do Jequitibá, em breve a cachoeira deverá virar ponto de encontro de ciclistas e por estar próxima a Serrania, é provável prosseguir com a Rota das Cachoeiras de Cicloturismo”, explicou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Divisa Nova conta que o dia foi de muita alegria, pois comemorou os 86 anos de emancipação política e inaugurou a estação de tratamento, um grande sonho dos munícipes. “Nossa cachoeira, que sempre foi um ponto turístico, será despoluída e explorada novamente. A aniversariante Divisa Nova e toda sua população ganhou algo de extrema importância no dia de hoje”, afirmou.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Denise Cristina Figueiredo Oliveira, a maior obra já realizada leva o município adiante. “Sabemos da dificuldade que é para se ter um lugar assim e fazer o tratamento da rede de esgoto de uma cidade inteira. Além disso, a despoluição da cachoeira trará muita gente para a nossa cidade, como era antes”, contou.
O vice-prefeito finaliza que tudo foi pensado no impacto ambiental. “Outros municípios devem copiar essa ideia, pois a água é um recurso que no futuro, ao meu ver e de toda a população do mundo, deve ser preservada”, concluiu Vanderlei Carlos Machado.