Notícias | Cidades

Campus Varginha da UNIFAL-MG comemora 15 anos de implantação e consolidação

Com assessoria | 15/04/2024 - 14:13:58
(Foto: Divulgação/UNIFAL)
´O avanço não é simplesmente uma palavra de efeito´, enfatizou o professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor da unidade, durante cerimônia celebrativa
A noite do dia 10 de abril marcou a comemoração dos 15 anos do campus Varginha da UNIFAL-MG. Parte da programação celebrativa dos 110 anos de fundação institucional, o evento reuniu dirigentes da Universidade, autoridades do município de Varginha e membros da comunidade acadêmica no auditório do campus.
Participaram da mesa de honra: o reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira; o vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira; o diretor do campus Varginha, o professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o professor Manoel Vitor de Souza Veloso, e o representante do corpo discente, o acadêmico Ulisses Silva Oliveira, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, que é presidente do Diretório Acadêmico do campus.
“Em 2 de março de 2009, éramos 12 professores, alguns técnicos administrativos, alguns terceirizados, um campus novo, com estrutura ainda precária, uma modalidade nova de educação, muitos problemas e muitas dúvidas”, relembrou o professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza, diretor do campus Varginha.
Em sua fala, o gestor destacou que, após 15 anos, a equipe conseguiu equacionar problemas e fazer o campus avançar. “Este momento é resultado do trabalho realizado por muitas mãos, muito esforço, reuniões, discussões e realizações. O avanço não é simplesmente uma palavra de efeito”, enfatizou.
O diretor falou da infraestrutura, do corpo técnico e docente, bem como dos colaboradores terceirizados, que contribuem para o funcionamento da unidade.
A interação com a sociedade também foi lembrada pelo diretor. “Conseguimos, sem dúvida alguma, colaborar institucionalmente com o desenvolvimento cultural, econômico, social e com a geração de conhecimento em Varginha e região”, frisou.
Entre os números mais representativos do campus, o professor Paulo Roberto Souza mencionou que foram graduados 1.535 estudantes nos últimos 15 anos, os quais vieram de vários estados do país. Na pós-graduação, foram 278 estudantes que concluíram mestrado no campus. Atualmente, a unidade abriga 812 estudantes de graduação e 110 de pós-graduação.
“Ao longo destes anos, 69,30% dos alunos ingressantes eram oriundos de escolas públicas que, muito provavelmente, não teriam condições de fazer seu curso superior se não fosse a existência deste campus”, destacou.

Mesa de honra na solenidade: o professor Manoel Veloso (diretor do ICSA); o professor Alessandro Pereira (vice-reitor); o professor Sandro Cerveira (reitor); o professor Paulo Roberto Souza (diretor do campus), e o discente Ulisses Oliveira (presidente do Diretório Acadêmico/Varginha). (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Agradecimentos

O diretor do campus também agradeceu aos colegas que atuaram na implantação do campus, bem como ao professor Antônio Martins de Siqueira e ao professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitores de mandatos anteriores, que trabalharam na implantação e consolidação do campus. Agradecimentos foram dirigidos à atual Reitoria.
Na sequência, o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), o professor Manoel Vitor de Souza Veloso também expressou gratidão. “Neste momento especial, como atual diretor do ICSA, gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os que contribuíram para o sucesso e a consolidação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do campus de Varginha”, disse.
“Em particular, quero prestar uma homenagem especial aos ex-diretores do campus e do ICSA, cujo comprometimento e liderança foram fundamentais para pavimentar o caminho que trilhamos até aqui.”

O professor Manoel Veloso fez questão de mencionar cada um dos ex-diretores:

  • Tatiana Cardoso Teixeira Viana (in memoriam) (início de campus/ICSA de 2009 a 2011);
  • Paulo Roberto Rodrigues de Souza (campus de 2013 a 2017 e de 2021 até atualmente);
  • Leandro Rivelli (ICSA de 2011 a 2015 e campus de 2017 a 2021);
  • Manoel Vitor de Souza Veloso (ICSA de 2015 a 2017 e de 2023 até atualmente);
  • Gislene Araújo Pereira (ICSA de 2017 a 2019);
  • Letícia Lima Milani (ICSA de 2019 a 2021 e de 2021 a 2023).
O diretor do ICSA estendeu os agradecimentos a todos os docentes, técnicos, terceirizados e, em especial, aos discentes. “São vocês, com sua paixão pelo conhecimento, sua perseverança e seu compromisso, que tornam possível a realização da missão educacional e científica que nos propomos a alcançar. Seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou em outras áreas de atuação, seu trabalho incansável tem sido essencial para moldar o caráter e a identidade do nosso campus”, discursou.
O vice-reitor, o professor Alessandro Antônio Costa Pereira, compartilhou seu testemunho do impacto da existência do campus para a cidade de Varginha. “Eu não sou natural de Varginha, mas sou morador de Varginha há 30 anos, então eu posso testemunhar o impacto que é a presença deste campus na cidade, um campus de uma universidade pública, gratuita e federal”, disse.
Ao saudar os atuais gestores e aqueles que já estiveram à frente, o vice-reitor ressaltou: “Não podemos esquecer dos demais professores e servidores TAEs que conduzem às vezes de forma até silenciosa um movimento nessa engrenagem”, enfatizou. “Eu quero desejar a esse campus, que está se debutando hoje, vida longa”, finalizou.
Em seu pronunciamento, o reitor, o professor Sandro Amadeu Cerveira, fez referências a várias pessoas e projetos do campus Varginha, agradecendo o trabalho dos colegas, destacando a capacidade de diálogo do campus com o mundo empresarial e o dever da Universidade em preparar os estudantes para atuarem nas empresas.
Ao final da sua explanação, o reitor ainda manifestou: “Eu cheguei praticamente junto com o campus de Varginha na UNIFAL-MG, eu cheguei em 2010 e tenho um enorme orgulho de estar comemorando com vocês, nesse lugar da Reitoria, dando aqui os meus sinceros parabéns, os meus sinceros agradecimentos. Comemoremos e vida longa ao campus Varginha da UNIFAL-MG.”

Homenagens

Para marcar a data, a organização preparou o ato de entrega da Moção de Reconhecimento a instituições e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do campus. “Estes homenageados representam toda a comunidade interna e externa que tiveram uma contribuição e parcerias fundamentais no desenvolvimento das atividades do campus Varginha”, anunciou a professora Lídia Noronha, mestra de cerimônias na oportunidade.

Foram homenageados os seguintes parceiros:

  • Eduardo Antônio Costa – auditor fiscal e delegado da Receita Federal do Brasil no Sul de Minas;
  • José Manoel Magalhães Ferreira – secretário municipal de Assistência Social, que também representou a Prefeitura Municipal de Varginha;
  • Emanuela Vasconcelos – gerente de compras da empresa privada Philips;
  • Débora Vieira de Jesus Borges e Jailson Lima da Cruz – respectivamente, dirigente estadual do Setor de Saúde do MST e moradora de Assentamento Popular, e dirigente regional do Assentamento Popular Quilombo Campo Grande do MST;
  • Deive Ciro de Oliveira – professor do campus, representando o corpo docente que iniciou as atividades no campus;
  • Iêda Gomes Francisco – servidora técnica-administrativa representando todos os servidores técnico-administrativos do campus;
  • Adriana de Souza de Oliveira Faria – colaboradora terceirizada representando os colegas colaboradores terceirizados do campus;
  • Ulisses Silva Oliveira – discente do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia representando o corpo discente do campus.
Após a cerimônia, foi feito o descerramento da placa comemorativa aos 15 anos do campus Varginha, que foi afixada na entrada do auditório da unidade.
Da equipe de gestão da Universidade, prestigiaram a solenidade: o pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Vanessa Bergamin Boralli Marques; o pró-reitor de Extensão, Prof. José Francisco Lopes Xarão; a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Cláudia Gomes; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Juliana Guedes Martins; o pró-reitor adjunto de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Charles Guimarães Lopes, e o diretor do campus de Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)