A maioria dos atendimentos realizados pelo CBMG referem-se aos incêndios em lotes vagos, seguido de incêndio em área urbana não protegida
A operação Alerta Verde, voltada às vistorias de lotes vagos como forma de prevenir incêndios no período de estiagem, passou a ser desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2020, com início no mês de abril, logo após verão e término das chuvas.
Em Varginha as operações já começaram e, de acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros da cidade, Paulo Estevam, os militares devem levar cerca de 02 meses para realizar todas as vistorias nos loteamentos, mas, mesmo finalizando as vistorias, a operação segue até o mês de outubro, último mês de estiagem.
De acordo com o levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, a maioria dos atendimentos realizados pelo CBMG referem-se aos incêndios em lotes vagos, seguido de incêndio em área urbana não protegida.
De 2015 a 2023 a incêndios em lotes vagos corresponderam a 44% dos atendimentos e os incêndios em área urbana não protegida corresponderam a 21% do total catalogado.
No período de estiagem, que se inicia em abril e finaliza em outubro, as corporações registram um aumento no número de chamados e é pensando na prevenção dos incidentes que a ação foi desenvolvida.
A ação é desenvolvida antes do período mais crítico de estiagem, com o intuito de disseminar a cultura de prevenção para a população. No entanto, a operação
Como funcionam as vistorias?
De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros de Varginha, as vistorias são seguidas de notificações feitas pela prefeitura municipal.
A cidade é dividida em quadrantes e cada equipe do Corpo de Bombeiros fica responsável por determinada área de vistoria. Nas vistorias, os militares avaliam se o lote está murado; se há a presença de lixo ou vegetação alta e densa, entre outras condições propícias ao incêndio.
Ao final, o levantamento é passado para a prefeitura através de um programa digital e, através do geoprocessamento, o Corpo de Bombeiros indica, para a prefeitura, a localização do lote sujo.
Um boletim é emitido pelo Corpo de Bombeiros e a prefeitura fica responsável por enviar a notificação ao proprietário do lote, para que o mesmo limpe o terreno e também para que mure o terreno, medida que evita a propagação de incêndio.