Notícias | Cidades

Programa de Voluntariado Cemig entrega doações da Campanha Dignidade Menstrual

Com assessoria | 09/04/2024 - 12:06:45
Campanha Dignidade Menstrual, promovida por voluntários da Cemig, vai doar mais de 18 mil unidades de absorventes femininos a instituições de apoio e acolhimento e meninas e mulheres em situação de risco social. (Foto: Cemig/Divulgação)
Empregados da Cemig realizaram, durante o mês de março, a Campanha “Dignidade Menstrual” que arrecadou mais de 18 mil unidades de absorventes femininos. Os itens arrecadados estão sendo doados para instituições de apoio e acolhimento a meninas e mulheres em situação de risco social, em diversas regiões do estado.
A iniciativa faz parte das ações do Programa Você – Voluntariado Cemig, que integra as práticas de promoção ESG realizadas pela empresa, estimulando e difundindo a solidariedade e o trabalho voluntário entre os colaboradores, de maneira a potencializar as ações de cidadania participativa e de transformação social.  
Atualmente, já existem inúmeras iniciativas de políticas públicas e não governamentais de combate à pobreza menstrual no país, a exemplo do ‘Programa Dignidade Menstrual’, lançado em 2024 pelo Governo Federal, que garante a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para cerca de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que estão entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.
Entretanto, ainda existem muitas pessoas que menstruam precisando de ajuda, uma vez que a oferta do governo e de outras entidades não atende toda a demanda e muitas instituições buscam apoio e doações.  Ainda há muitas mulheres que recorrem a itens alternativos de contenção do fluxo para sair de casa durante o período menstrual, e isso inclui papel de jornal, palha, sacos de supermercado, papel higiênico, pedaço de tecido e até miolo de pão. Parece absurdo, mas é a realidade de muita gente, e ela tem nome: pobreza menstrual.  
Segundo a analista de sustentabilidade da Cemig, Marina Souza Lúcio Oliveira, foi pensando em contribuir para mudar essa realidade que o Programa Você idealizou a campanha. “A nossa intenção com essa campanha é levar a dignidade menstrual também para quem a distribuição gratuita não contempla, mas ainda assim se encontra em situação de vulnerabilidade. Escolas e instituições que atendem essas pessoas fizeram o alerta sobre essa necessidade e nos inspiraram a agir nesse sentido.”
No Sul do Estado, as doações foram destinadas para a Associação Afeto e para a Oficina do Ser, na cidade de Varginha,  e para a Escola Municipal Professora Josefa Azevedo Torres, em Pouso Alegre. Além destas cidades, a campanha também vai beneficiar instituições em Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares e Ipatinga. 
Maria Carmen Gomes Silveira, técnica administrativa da Cemig e uma das voluntárias da campanha, relata a importância da iniciativa: “Há coisas que a gente percebe que são privilégios apenas quando refletimos sobre elas. Para nós, absorventes são itens incorporados ao dia a dia e nem pensamos neles; quando precisamos é só abrir o armário e lá estão. Para tantas mulheres receber um pacote de absorvente é uma forma de reconhecer-se digna e merecedora de um mínimo de atenção, de um olhar compassivo. Para nós custa muito pouco, mas para quem precisa e não pode comprar, receber tem um valor imenso!”
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)