Notícias | Gastronomia

'Sustentabilidade e Eficiência na Gestão de Negócios Gastronômicos': Abrasel no Sul de Minas participa do 40º Encontro Nacional em Macapá

Ana Luísa Alves | 28/03/2024 - 15:34:19
(Foto: Divulgação)
Entre os dias 19 e 21 de março, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizou o 40º Encontro Nacional, em Macapá (AP), com o tema “Sustentabilidade e Eficiência na Gestão de Negócios Gastronômicos”. O objetivo foi debater temas importantes para empresários e representantes do setor de alimentação fora do lar do país. O presidente da Abrasel no Sul de Minas, ACIV e SEHAV, André Yuki e sua diretora executiva, Ana Luísa Alves, estiveram presentes no evento. 
De acordo com André Yuki, os encontros nacionais são de grande relevância pois possuem formato itinerante, com o objetivo principal de desenvolver e fortalecer o setor. “O encontro em Macapá, na capital do meio do mundo, foi um sucesso! Foram três dias de oportunidades, reunindo profissionais, empresários e entusiastas do setor, discutindo temas relevantes como reformas tributárias, regulamentações, desafios operacionais e oportunidades de crescimento”, ressaltou.
Na terça-feira (19), foi realizado um City Tour no Museu Sacaca, espaço que reúne cultura, história e ciência em meio à natureza da floresta amazônica; Monumento Marco Zero do Equador, construído para marcar a passagem exata da linha do Equador e na Fortaleza de São José de Macapá, que estava completando 242 anos com uma festa repleta de exposições artísticas, artesanato indígena, plantas ornamentais e medicinais, além de roda de capoeira e muita dança, com o grupo Banzeiro do Brilho de Fogo.
A cerimônia de abertura, realizada na parte da noite, contou com a presença do governador do Amapá, Clécio Luís; dos deputados estaduais, Rodolfo Val e Edna Auzier; do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/AP, Josiel Alcolumbre; da secretária de Turismo do Amapá, Syntia Lamarão; da presidente do Conselho Administrativo da Abrasel Nacional, Rosane Oliveira; do líder do Conselho Administrativo da Abrasel, Thiago Falcão; do presidente executivo da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci; da presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha; do presidente da Abrasel no Amapá, Yukio Nagano, além de presidentes de associações, sindicatos, políticos, empresários e demais autoridades.
Para Rosane Oliveira, o encontro no Amapá foi de uma importância ímpar. “Tivemos uma recepção extremamente calorosa, conhecemos o estado que está em uma evolução produtiva, econômica e parceira, e conseguimos projetar e ver a união do poder público com o privado. A capital possui um setor econômico engajado, fazendo o dever de casa com a luta e buscando conquistas e melhorias. Todos os outros representantes dos estados do Brasil ficaram encantados e entusiasmados com esse processo evolutivo do estado. O que está acontecendo aqui é muito importante e vale a pena retornarmos para vivenciarmos tudo o que está acontecendo”, afirmou.
Na quarta-feira (20), foi realizada a 1ª reunião ordinária do Conselho Nacional da Abrasel em 2024, com os presidentes das seccionais e regionais, conselheiros, executivos e demais membros, na sede da Fecomércio Amapá. Foram debatidos assuntos sobre o setor, orientações sobre inovação e tecnologia, planejamentos sobre os próximos eventos, promoções da gastronomia e turismo, entre outros temas relevantes. 
Segundo Paulo Solmucci, os abraselinos tiveram uma oportunidade única em conhecer essa parte tão fascinante e distante do Brasil. “Além de conhecermos a gastronomia local, o evento proporcionou uma troca de aprendizados em trabalhar algo muito suave. Vale destacar que temos que dar uma atenção grande na reforma tributária, para termos uma alíquota 40% da cheia no padrão europeu e atenção para a proatividade. Além disso, a Abrasel está lançando vários produtos para ajudar os empresários”, explicou.
Ainda de acordo com Solmucci, atualmente a vida média do setor gira em torno de 3,6 anos e aos que são associados na Abrasel, esse número gira em torno dos 4,9 anos. “Há um grupo de elite com maior acesso à informação e trocas operacionais. Ambos os números ainda são acanhados, pois o setor demanda 5 anos para retornar o investimento. Nosso desafio para os próximos anos é apoiar o empresariado para alcançarmos os 10 anos de vida média”, destacou.
No segundo dia da reunião (21/03), foram apresentados projetos como a Rota da Gastronomia Sustentável, O Quilo é Nosso, Banco de Currículos, National Restaurant Association Show (NRA), os próximos encontros nacionais da Abrasel em Cuiabá/MT (2024) e Natal/RN (2025), entre outros. O presidente do Sistema Fecomércio AP, Ladislao Pedroso Monte, prestigiou a reunião.
Pela tarde, o Ciclo de Palestras Gastronômicas no Sebrae Amapá contou com a presença de um dos maiores especialistas de bares e restaurantes e CEO da Donos de Restaurantes, Marcelo Marani, que palestrou sobre “Como dobrar a produtividade e a eficiência operacional do seu restaurante” e de Jackie Watanabe (especialista em inteligência artificial e marketing) e Ivan Achcar (fundador da EGG Educa), que palestraram sobre “Rituais da operação – olhando para pessoas e processos”. Estiveram presentes ainda, o superintendente da Caixa Econômica Federal do Amapá, Amilton Matos que apresentou condições especiais para associados da Abrasel e da diretora superintendente do Sebrae AP, Alcilene Cavalcante.
Marani ressaltou sua felicidade em falar sobre produtividade, pois ele acredita verdadeiramente que a forma de fazer dinheiro no mercado de bares e restaurantes mudou bastante. “Precisamos entender o que realmente faz sentido. Os empresários precisam estar atentos, estudar e se aprofundar. Os presentes puderam enxergar algo que ainda não estavam vendo”, disse.
O anfitrião, presidente Nagano, gratificou a presença de todos em seu estado. “O encontro ajuda no networking, no posicionamento da entidade frente ao governo e prefeitura, além de estreitar laços com outros parceiros e entidades para futuros apoios. Revemos os amigos e apresentamos os destinos turísticos, suas potencialidades, nossa gastronomia e organização empresarial. O 40º Encontro é uma somatória de todos esses esforços para facilitar o empreender no país para que o brasileiro possa viver melhor”, salientou.
Yuki agradece ao presidente Nagano e toda sua equipe pela recepção e carinho. “O evento foi recheado de boas lembranças, conhecimentos, oportunidades de provar uma gastronomia tucuju, como o tacacá, vatapá, caruru, maniçoba, camarão de bafo, calderada, pato tucupi e o verdadeiro açaí”, concluiu o presidente da Abrasel no Sul de Minas.
O próximo Encontro Nacional da Abrasel será em Cuiabá (MT), entre os dias 12 a 14 de novembro. Já o Encontro de Regionais de Minas Gerais, será em Varginha (MG), nos dias 08 e 09 de julho. Interessados em participar, basta entrar em contato com Ana Luísa: (35)99990-2020.
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)